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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar Autorização de Funcionamento – Cosméticos

Solicitar Autorização de Funcionamento – Cosméticos

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Fiscalização > Outras Autorizações, Certificados e Informações
Solicitar Autorização de Funcionamento – Cosméticos (AFE)
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Avaliação: 4.7 (42)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 27/11/2025
  • O que é?

    A Autorização de Funcionamento (AFE) é uma permissão emitida pela Anvisa para que empresas possam atuar legalmente com cosméticos, perfumes ou produtos de higiene pessoal. É obrigatória para empresas que desejam realizar as seguintes atividades abaixo, com cosméticos, perfumes ou produtos de higiene pessoal:

    • Armazenar
    • Distribuir
    • Embalar
    • Exportar
    • Fabricar
    • Importar
    • Transportar

    A Vigilância Sanitária Local é a responsável pela emissão do Relatório de Inspeção, documento a ser apresentado na Anvisa, para fins de peticionamento.
    Primeiramente, a empresa deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária local, para verificar os procedimentos locais para obter a inspeção e o relatório de inspeção.

    Se você tiver dúvidas sobre quando a AFE é exigida, quais atividades precisam dessa autorização ou como funciona o processo, consulte a página de Perguntas Frequentes sobre AFE e AE no portal da Anvisa:

    Perguntas Frequentes – Autorização de Funcionamento (AFE ou AE)

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas que desejem fabricar, distribuir, armazenar, transportar, importar, exportar ou embalar cosméticos, perfumes ou produtos de higiene pessoal.

    Possuir CNPJ cadastrado na Anvisa e gestor de segurança associado para acessar o sistema Solicita. Saiba mais sobre o Cadastro na Anvisa.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Fazer a solicitação

      (1.1) Acesse o sistema Solicita com o login e senha. Selecione a opção > “Rascunho” > “Novo” > “Petição Inicial”.

      (1.2) Localize o assunto cuja descrição seja compatível e preencha as informações solicitadas. Anexe os documentos e envie a petição.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A lista de documentos varia conforme o tipo de solicitação (também conhecida como Assunto de Petição). Você pode conferir todos os formulários e anexos obrigatórios no checklist disponível no link de consulta de Assunto de Petição da Anvisa.

      Custos

      • Taxa de Fiscalização de Vigilância Sanitária variável
        de acordo com o porte da empresa e o tipo de solicitação.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 minuto(s)
    2. Acompanhar a solicitação

      O processo pode ser acompanhado pelo sistema Solicita. Selecione o CNPJ que realizou a solicitação, acesse a aba “Processos” e utilize o “Filtro rápido” para localizar o processo desejado. A solicitação também poderá ser consultada no Portal de Consultas, selecionando a opção “Situação de documentos>Técnico” e utilizando os filtros de preferência.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com a Central de Atendimento da Anvisa.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        1. Login e senha no sistema Solicita.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Os prazos máximos para análise do pedido estão previstos na RDC nº 743/2022, entretanto o prazo real de análise pode variar a depender do pedido e da demanda atual. As empresas podem acompanhar a fila de análise disponível no Portal da Anvisa.


    Uma vez iniciada a análise, o expediente será retirado da lista e poderá ser acompanhado pelo interessado diretamente pelo site da Anvisa, em Consulta de Documentos.

    • Tempo máximo de espera para atendimento: 60 dias
    • Regulamento estabelecendo o tempo máximo de espera para atendimento: RDC 743/2022

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Central de Atendimento da Anvisa.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Lei nº 6360/1976  - Dispõe sobre a vigilância sanitária a que ficam sujeitos os medicamentos, as drogas, os insumos farmacêuticos e correlatos, cosméticos, saneantes e outros produtos, e dá outras providências

    • RDC nº 16/2014 - Dispõe sobre os Critérios para Peticionamento de Autorização de Funcionamento (AFE) e Autorização Especial (AE) de Empresas


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Autorização de funcionamentoCosméticosProdutos de higiene
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