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Você está aqui: Página Inicial Serviços Solicitar abatimento de 1% do FIES para professores

Solicitar abatimento de 1% do FIES para professores

Info

Educação e Pesquisa

Estudos e Pesquisas > Apoio Financeiro
Solicitar abatimento de 1% do FIES para professores
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O serviço tem como proposito abater, mensalmente, por solicitação expressa do estudante, 1% do saldo devedor consolidado, incluídos os juros devidos no período, para professor em efetivo exercício na docência na rede pública de educação básica, com jornada de trabalho de, no mínimo, 20 horas semanais, na condição de graduado ou estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Professor em efetivo exercício na rede pública de educação básica com jornada de trabalho no mínimo 20 horas semanais, na condição de graduado ou estudante regularmente matriculado em curso de licenciatura; ser graduado ou estudante em curso de licenciatura, Normal Superior ou Pedagogia na função de docente e ter vínculo efetivo ou temporário com União/Estado/DF/Município; possuir, a partir de 2010, 1 ano de trabalho ininterrupto como professor em efetivo exercício, na forma do regulamento

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar abatimento no portal do SIMEC

      Acessar o SIMEC (https://simec.mec.gov.br), efetuar o cadastro e criar senha. Será enviado e-mail de validação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acessar novamente o SIMEC e solicitar suspensão da amortização ou abatimento da prestação; 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Confirmar as informações

      Após concluir a solicitação de ABATIMENTO, o professor deverá aguardar a confirmação das informações de atuação profissional pelo(s) Secretário(s) de Educação. O Secretário poderá concordar ou não com tudo o que foi declarado pelo professor.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Após a confirmação pelo Secretário de Educação das informações, o estudante/professor deverá novamente acessar o Sistema e conferir as informações referentes à aprovação do Secretário e enviar a solicitação para o Agente Financeiro responsável, caso seja CAIXA

      No caso do Banco do Brasil:

      Seguir os mesmos passos de 1 a 3 acima;

      2) O FNDE encaminhará a solicitação ao Banco para suspensão da amortização ou concessão do abatimento. 


      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Notificar ao FNDE

      Após a confirmação dos meses trabalhados e do efetivo exercício ou não do estudante/professor solicitante pelo Secretário, o estudante/professor receberá uma mensagem eletrônica com o resumo da atuação profissional.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Mensagem enviada por e-mail  e gerado automaticamente pelo sistema.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Notificar ao Agente Financeiro

      As informações validadas pelo Secretário necessitarem de correções, o estudante/professor deverá reenviar o pedido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    E-mail: diges@fnde.gov.br

    Fale Conosco: 0800-616161 de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h

    Plataforma Fala/Br: https://falabr.cgu.gov.br/


    Este é um serviço do(a) Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Educação BásicaProfessorPrograma de Financiamento EstudantilFIES
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