Ser voluntário em projetos de pesquisa científica no HCPA
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
Última Modificação: 19/08/2025
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O que é?
A Diretoria de Pesquisa do Clínicas apoia o desenvolvimento de projetos de investigação científica envolvendo seres humanos, que contribuem para o aumento do conhecimento em saúde, além de desenvolver novos tratamentos ou melhorar os já existentes. Como participante de pesquisa você poderá contribuir para este conhecimento e ter acesso a tratamentos inovadores, ainda não disponíveis no mercado nacional e/ou internacional e auxiliar a saúde de outras pessoas no futuro.
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Quem pode utilizar este serviço?
Qualquer pessoa pode participar de uma pesquisa, desde que apresente as características (clínicas, laboratoriais ou outras exigências) que permitam a sua inclusão em determinado estudo específico.
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Etapas para a realização deste serviço
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Acompanhar divulgação
Acompanhar a divulgação dos projetos que estão recrutando participantes por meio das mídias sociais do Clínicas e verificar se o interessado preenche os critérios de seleção divulgados pela equipe de pesquisa.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Contatar equipe de pesquisa
Se a pessoa preencher os critérios de seleção, poderá entrar em contato com as equipes por meio dos canais disponibilizados na divulgação, demonstrando interesse em participar da pesquisa.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Seguir orientações
A equipe de pesquisa fornecerá orientações sobre a forma de iniciar a participação na pesquisa, que deverão ser seguidas pelas pessoas interessadas.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Assinar TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
Para participar, a pessoa e/ou seu representante legal, deverá ser orientado sobre todos os aspectos do estudo e, se estiver plenamente de acordo, assinar um documento chamado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes de iniciar sua participação ou ser submetido a qualquer procedimento relacionado à pesquisa.
Canais de prestação
Web :Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Acompanhar divulgação
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoPara mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Telefone (51) 33596248 Este é um serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em caso de dúvidas, favor contatá-lo. Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar: https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Ouvidoria
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço