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Você está aqui: Página Inicial Serviços Registrar Solicitação de Acesso a Informação à Funai na Plataforma Fala.BR

Registrar Solicitação de Acesso a Informação à Funai na Plataforma Fala.BR

Info

Comunicações e Transparência Pública

Transparência > Controle Social
Registrar Solicitação de Acesso a Informação à Funai na Plataforma Fala.BR (SIC) " Controle Social" , " Também conhecido como: Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão" , " antigo e-SIC"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Por meio da Plataforma Fala.BR é possível ao cidadão registrar e gerenciar os pedidos de acesso a informação e respostas realizadas ao Poder Executivo Federal, endereçando-as ao órgão responsável, neste caso a Fundação Nacional do Índio - Funai. O atendimento, prazos e normas gerais para processamento dos pedidos obedece o que se encontra previsto pela Lei de Acesso à Informação. 

    Por meio do sistema e-SIC, é possível realizar ações como registro e acompanhamento de pedidos de acesso à informação, respectivos trâmites e prazos, assim como interposição de recursos, apresentação de reclamações por omissão de resposta, bem como consulta a respostas recebidas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todas as pessoas físicas e jurídicas, independente de idade ou nacionalidade

    O pedido de acesso à informação deverá ser conter:

    • nome do requerente;
    • número de documento de identificação válido;
    • especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e
    • endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.

    - Realizar o cadastro na Plataforma Fala.BR, informando: 

    Nome do requerente;

    Número de documento de identificação válido;

    Especificação, de forma clara e precisa, da informação requerida; e

    Endereço físico ou eletrônico do requerente, para recebimento de comunicações ou da informação requerida.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastre-se no FalaBR

      Cadastramento no Fala.BR

      1. Acesse o portal Fala.BR, no endereço https://falabr.cgu.gov.br/
      2. Na caixa “Faça seu pedido”, clique em “Cadastre-se”
      3. Preencha o formulário de cadastro e clique em concluir

      Canais de prestação

        Web : 

       

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso tenha problemas ao utilizar o e-SIC, entre em contato com a equipe técnica do sistema através do e-mail suporte.esic@cgu.gov.br ou acesse o manual e-SIC - Guia cidadão. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nome completo*
        CPF*
        E-mail*
        Data de nascimento
        Sexo
        Escolaridade
        Profissão
        Endereço
        País
        UF
        Cidade
        CEP
        Telefone

        * Campos obrigatórios.
        O preenchimento de dados não obrigatórios auxilia o Governo a coletar informações que serão utilizadas para melhorar o sistema e as políticas de transparência pública. A identificação não será divulgada.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Realizar pedido de informação

      Para registrar sua Solicitação de Acesso a Informação no e-SIC, siga os passos:

      Acesse o e-SIC e clique em “Registrar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema

      Preencha os campos do formulário do pedido:


      • Órgão destinatário
      • Forma de Recebimento da Resposta
      • Resumo da Solicitação
      • Detalhamento da Solicitação

      O e-SIC informará um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do sistema e-SIC as solicitações de acesso a informação direcionados à Funai podem ser enviados por e-mail: sic@funai.gov.br. 

      Caso deseje receber atendimento presencial, o cidadão poderá também entrar em contado com a Funai, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h

      Obs.: atendimento suspenso temporariamente, na data do preenchimento destas informações, devido às medidas visando a conter a pandemia mundial do coronavírus

      Os pedidos que forem feitos pessoalmente no SIC Funai serão registrados no sistema, assim que possível, conforme Portaria Interministerial nº 1.254/2015.

       

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Especifique detalhadamente a informação a que deseja obter acesso. Caso seja necessário, é possível anexar documentos (são aceitos até 5 arquivos, o tamanho total do anexo não pode exceder 10 MB)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Acessar a resposta

      O cidadão receberá uma notificação por e-mail avisando que seu pedido foi respondido. Para localizar um pedido no sistema, siga os passos descritos abaixo:

      Acesse a área “Consultar pedido”, disponível no painel de navegação e no menu superior do sistema. Será exibida uma lista com todos os pedidos os seus pedidos já feitos. 

      A busca pelo Número de Protocolo é a mais direta, pois sempre apresentará um único resultado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso tenha problemas ao utilizar o e-SIC, entre em contato com a equipe técnica do sistema através do e-mail suporte.esic@cgu.gov.br ou com o Serviço de Informações ao Cidadão da Funai - SIC Funai,  pelo e-mail sic@funai.gov.br. 

      Caso deseje receber atendimento presencial, o cidadão poderá também entrar em contado com a Funai, pelos telefones (61) 3247-6306 /6307, ou presencialmente no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h. 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    O Serviço de Informações ao Cidadão da Funai - SIC Funai, poderá ser contatado pelo e-mail sic@funai.gov.br. 

    O cidadão poderá também acessar o serviço pelos telefones (61) 3247-6306 /6307, ou presencialmente, no endereço SCS, Quadra 09, Torre B - Ed. Parque Cidade Corporate - 1º subsolo, Brasília/DF - CEP 70.308-200, no período de 9h às 17h. 


    Este é um serviço do(a) Fundação Nacional dos Povos Indígenas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Protocolar documentos junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas
  • Consultar documentos do acervo arquivístico da Fundação Nacional do Índio
  • Solicitar autorização para ingresso em terra indígena
  • Solicitar a emissão de Certidão de Exercício da Atividade Rural
  • Solicitar análise e emissão de Declaração de Reconhecimento de Limite
  • Consultar os acervos arquivísticos, documentais e audiovisuais da Funai
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Povos indígenas Política Indigenista Funai
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