Receber medicamentos pela Farmácia de Programas Especiais no HCPA
(FAPE)
"
Farmácia de Programas Especiais"
,
"
FAPE"
Avaliação:
Avaliação não implementada
Avaliação
O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
Última Modificação: 05/01/2026
-
O que é?
A Farmácia de Programas Especiais (FAPE) faz parte da Seção de Farmácia Clínica, vinculado ao Serviço de Farmácia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), e é responsável pela dispensação de medicamentos de uso domiciliar para: - pacientes oriundos do ambulatório do HCPA em tratamento oncológico domiciliar, - pacientes do centro de referência da dor, - pacientes em tratamento com antirretrovirais (ARV- HIV/AIDS) cadastrados na Unidade Dispensadora de Medicamentos (UDM) do HCPA do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM) do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI) do Ministério da Saúde (MS), conforme Portaria 236, de 2 de maio de 1985. - Pacientes que atendem critérios para receber medicamentos da SES aqui no HCPA, através do Termo de Cooperação Técnica SES/HCPA que estiver vigente.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Pacientes em tratamento oncológico do ambulatório do HCPA, pacientes cadastrados na UDM (Unidade Dispensadora de Medicamentos) HCPA do SICLOM (Sistema de Controle Logístico de Medicamentos) (ARV- HIV/AIDS), pacientes que atendem critérios para receber medicamentos da SES no HCPA, através do Termo de Cooperação Técnica SES/HCPA vigente.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar Cadastro na FAPE (Farmácia de Programas Especiais)
Cadastro Centro de referência da Dor: apres. receita controle especial fornecida pelo médico da Onco-hemato e/ou equipe da dor do HCPA, LME e comp. residência; Cadastro SICLOM UDM HCPA: apresentar Ficha Notificação SINAN fornecida pelo médico e receita (Form. Solic. Medic. ARV- HIV/AIDS). Transf. de UDM: apres. form. transf. UDM fornecida pela UDM original para retirar (ARV- HIV/AIDS); Cadastros relacionados ao Termo de Cooperação Técnica SES/HCPA: receita atualizada, LME, comp. de residência.
Canais de prestação
Presencial :Ingressar pela entrada do Bloco C, Av. Protásio Alves, 211, Porto Alegre/RS, e dirigir-se à FAPE (Farmácia de Programas Especiais).Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos- - Cartão do SUS - Documento de Identificação oficial com foto.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Dispensar o medicamento
Quimioterapia, metadona, morfina para uso domiciliar: Apresentar a prescrição/receita médica prescrita por profissional da onco-hematologia e/ou da equipe da dor do HCPA. Medicamentos ARVHIV/AIDS: Apresentar o Formulário de Solicitação de Medicamentos - Tratamento prescrito pelo infectologista, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina da UF. Medicamentos relacionados ao Termo de Cooperação Técnica SES/HCPA: Apresentar documento de identificação.
Canais de prestação
Presencial :Ingressar pela entrada do Bloco C, Av. Protásio Alves, 211, Porto Alegre/RS, e dirigir-se à FAPE (Farmácia de Programas Especiais).Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Documentação
Documentação em comum para todos os casos- Documento de Identificação oficial com foto do paciente.
Retirar medicamento através de terceiros- Quando não for o próprio paciente a retirar opióides (morfina e metadona) o responsável deverá apresentar o documento do paciente/receita e a sua identificação com foto.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Realizar Cadastro na FAPE (Farmácia de Programas Especiais)
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoAv. Protásio Alves, 211, Bloco C, Porto Alegre/RS Telefone (51) 3359. 8269 Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar: https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie email para ouvidoria@hcpa.edu.br
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade; Respeito; Acessibilidade; Cortesia; Presunção da boa-fé do usuário; Igualdade; Eficiência; Segurança; e Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Ouvidoria
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço