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Você está aqui: Página Inicial Serviços Cadastrar/formalizar Microempreendedor Individual

Cadastrar/formalizar Microempreendedor Individual

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Empresa, Indústria e Comércio

Empresas > Cadastros e Programas
Novo
Cadastrar/formalizar Microempreendedor Individual (MEI) " inscrição de MEI, cadastro MEI, CNPJ MEI"
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Avaliação: 4.7 (1503749)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 14/11/2025
  • O que é?

    Este serviço oferece a inscrição do microempreendedor individual, ou seja, o empreendedor terá a formalização de sua atividade a partir do registro empresarial junto aos órgãos governamentais para : 

    • Obter o CNPJ;
    • Emitir nota fiscal;
    • Vender para o governo;
    • Acessar serviços bancários específicos;
    • Pagar tributos simplificados e mais baratos; 
    • Contribuir para a previdência social e ter regime previdenciário próprio.  
  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoa que queira se formalizar como MEI e que atenda as seguintes condições: 

    a) exerça pelo menos uma das atividades econômicas previstas na "Tabela A" e "Tabela B" do Anexo XI, da Resolução CGSN nº 140, de 2018.

    b) tenha faturamento limitado a:

    • R$ 81.000,00 por ano no caso de atividades listadas na "Tabela A";
    • R$ 251.600,00 por ano no caso de atividades listadas na "Tabela B".

    c) não participe como sócio, administrador ou titular de outra empresa;

    d) contrate no máximo um empregado;

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Acessar o Portal do Empreendedor

      a) Selecione o tema "Quero Ser MEI"

      b) Acesse o card "Formaliza-se"

      c) Informe a Conta de acesso ao gov.br

      d) Preencha o formulário de inscrição de MEI

      e) Assinale as declarações

      f) Finalize

      Canais de prestação

        Web : 

      Portal do Empreendedor

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Cadastro na conta gov.br
        • para brasileiros é necessário possuir nível de segurança prata ou ouro.
        • para estrangeiros é necessário possuir nível de segurança bronze.
      • RG

      • Dados de contato e endereço.

      • Dados do seu negócio: tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

      ´Para brasileiro (a)
      • É necessário possuir nível de segurança prata ou ouro da conta gov.br

      Para estrangeiro (a) com com nível de segurança bronze da conta gov.br
      • País de nacionalidade, conforme cadastro CPF.

      • Dados de identificação civil do estrangeiro, conforme cadastro Polícia Federal (PF). 

        São aceitos os seguintes documentos emitidos pela PF:
        - Carteira Nacional de Registro Migratório;
        - Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
        - Protocolo de Solicitação de Refúgio.
      Para saber mais sobre os níveis de segurança da conta gov.br
      • clique aqui.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Serviço disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse o serviço Fale Conosco no Portal do Empreendedor.


    Este é um serviço do(a) Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/legislacao


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Atualizar dados do MEI
  • Emitir o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual
  • Atualizar CNPJ ou Inscrever Filial
  • Emitir DAS do MEI
  • Realizar a baixa do CNPJ
  • Consultar CNPJ
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: microempreendedor individualMEIcadastro microempreendedor
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