Realizar parto no HCPA - Centro Obstétrico
(CO)
"
Maternidade"
,
"
Centro Obstétrico"
,
"
Emergência Obstétrica"
Avaliação:
Avaliação não implementada
Avaliação
O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
Última Modificação: 05/01/2026
-
O que é?
A Emergência Obstétrica do Hospital de Clínicas é um serviço do Sistema Único de Saúde (SUS), gratuito, com funcionamento 24 horas por dia, e recebe gestantes a partir de 20 semanas de gestação. Está localizada no 12º andar do Bloco A. Atende gestantes que necessitam de atendimento de emergência e urgência, mulheres durante o período de parturição (pré-parto, parto e pós-parto imediato) e recém-nascidos nas primeiras horas de vida. Atende também as gestantes que necessitam de internação hospitalar, seja para tratamento clínico ou obstétrico, ou para o parto. A Maternidade faz parte da Rede Cegonha (programa do Ministério da Saúde que garante às mulheres uma atenção humanizada na gravidez) e realiza o atendimento a gestantes de alto risco. Vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a assistência no Hospital de Clínicas é prestada por professores da UFRGS, médicos e equipe de enfermagem do Corpo Clínico da instituição, com a participação de residentes e estudantes de graduação e pós-graduação.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Gestantes a partir de 20 semanas de gestação, que necessitam de atendimento de emergência e urgência, e pacientes direcionadas para o atendimento de emergência obstétrica pela Rede de Atenção à Saúde (SUS).
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Cadastrar-se na rede básica de saúde
Realizar o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), caso a paciente não possua.
Canais de prestação
Presencial :O cadastro poderá ocorrer em qualquer momento da gestação, nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), no Centro Obstétrico é realizado, somente, caso a gestante ainda não possua o cartão do SUS.Tempo estimado de espera : Até 5 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Dirigir-se ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Gestantes com 20 semanas ou mais de gestação, referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Porto Alegre, ou em situação de emergência ou urgência clínica ou obstétrica, ou para o parto.
Canais de prestação
Presencial :Deslocar-se para o Hospital de Clinicas de Porto Alegre, Rua Ramiro Barcelos, 2350, 12º andar, Bloco A, Porto Alegre-RS. Tempo estimado de espera: É preconizado que o acolhimento no Centro Obstétrico do HCPA seja realizado em até 15 minutos. Já a consulta será realizada conforme a prioridade de atendimento descrita no Protocolo de Classificação de Risco do Centro Obstétrico do HCPA. VERMELHO - Emergência, LARANJA – Muito Urgente, AMARELO - Urgente, VERDE – Pouco Urgente, AZUL – Não prioritário.Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
-
Cadastrar-se na rede básica de saúde
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoTelefone (51) 3359 8192 Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar: https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie email para ouvidoria@hcpa.edu.br
Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: • Urbanidade; • Respeito; • Acessibilidade; • Cortesia; • Presunção da boa-fé do usuário; • Igualdade; • Eficiência; • Segurança; e • Ética.
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioGestantes com idade gestacional de 20 semanas ou mais em situações consideradas urgentes e/ou graves são priorizadas no atendimento, conforme o Protocolo de Classificação de Risco do Centro Obstétrico do HCPA.
Ouvidoria
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço