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Protocolar documentos junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e aos órgãos integrados do ColaboraGov

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e aos órgãos integrados do ColaboraGov " Protocolo.GOV.BR" , " Protocolar documentos junto ao MGI" , " Protocolo gov.br Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 10/11/2025
  • O que é?

    Possibilita aos cidadãos (portador ou interessado), aos órgãos e às entidades públicas e privadas protocolar documentos e processos pela Internet, de forma eletrônica, ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e órgãos parceiros, sem a necessidade de se deslocarem fisicamente até o Protocolo Central e, ainda, evitar gastos com o envio de correspondência postal.

    Acesse a Cartilha do Protocolo GOV.BR - Cidadão para verificar o passo a passo e demais orientações sobre o serviço.

    Atenção:

    Sobre o nível de acesso: em cumprimento ao que estabelece o inciso I do art. 3º da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI), que assegura o direito fundamental de acesso à informação e a observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção, os documentos enviados ao MGI e Centro de Serviços Compartilhados - ColaboraGov por meio do Protocolo Digital, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), terão nível de acesso público, salvo se a restrição, quando houver, for devidamente informada no início do primeiro documento protocolado.

    * para solicitar serviços à Receita Federal ou ao CARF, acesse aqui;

    *este canal se destina exclusivamente à protocolização de documentos destinados ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), bem como para os Ministérios da Fazenda (MF), do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), do Planejamento e Orçamento (MPO), dos Povos Indígenas (MPI), da Previdência Social (MPS), da Igualdade Racial (MIR), das Mulheres (MMULHRES), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e a Casa da Moeda do Brasil (CMB). Para enviar documentos a entidades vinculadas, bem como a outros órgãos/Ministérios, favor verificar o canal adequado com o respectivo destinatário.

    Para que sua solicitação seja encaminhada corretamente, favor atentar-se para a seleção da opção adequada no momento da protocolização.

    ATENÇÃO: a partir de 26/08/2023, protocolização de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverá ser feita no canal próprio do órgão, na página https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-ao-ministerio-do-trabalho-e-emprego

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Pessoa física que esteja portando documentação de outra pessoa física ou jurídica e seja responsável por realizar a entrega.
    • Pessoa física que participe ou tenha demanda na condição de interessado em processo administrativo e pessoa jurídica na mesma situação (representado por pessoa física).

    Requisito: criar/possuir conta de acesso única do Governo no portal <acesso.gov.br>.

    Acesse a Cartilha do Protocolo GOV.BR - Cidadão para verificar o passo a passo e demais orientações sobre o serviço.

    Atenção: para solicitar serviços à Receita Federal, acesse aqui.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar documentos

      Após o login no Portal gov.br, o usuário deve:

      • Acessar a página do serviço “Protocolar documentos junto ao Ministério a Gestão e da Inovação em Serviços Públicos";
      • Preencher os dados da solicitação;
      • Anexar documento contendo informações básicas do destinatário ou do processo já existente em PDF;
      • Anexar demais documentos correspondentes em PDF;
      • Conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolar

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitação oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados:

        I - Órgão ou autoridade administrativa a que se dirige;

        II - Identificação do interessado ou de quem o represente;

        III - Domicílio do requerente ou local para recebimento de comunicações;

        IV - Formulação do pedido, com exposição dos fatos e de seus fundamentos;

        V - Data e assinatura do requerente ou de seu representante.

      Casos específicos de documentação
      • É possível realizar a protocolização de até 19 arquivos, sendo o tamanho de cada arquivo limitada a 30Mb, e a extensão permitida é PDF.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resposta/conclusão

      Os documentos protocolados passam por uma conferência e só então poderão ser tramitados para a área de destino. O MGI retornará ao usuário informando-o sobre a situação da protocolização, bem como com o Número Único de Protocolo, nos casos em que este for gerado, e forma de acompanhamento do trâmite. O usuário deve acompanhar o status de sua solicitação por meio do Portal gov.br.

      Canais de prestação

        Web : 

      Resposta

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 1 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Até 1 (um) dia útil a partir do recebimento da solicitação.

    É de inteira responsabilidade do usuário consultar periodicamente o e-mail cadastrado e a aba "Minhas solicitações" do portal gov.br.

    Este serviço é gratuito para o cidadão. 


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse a Cartilha do Protocolo GOV.BR - Cidadão para verificar o passo a passo e demais orientações sobre o serviço.

    • Conta de acesso única do Governo: https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/
    • Documentos protocolados no MGI: protocologeral@gestao.gov.br
    • Funcionamento da ferramenta: sei@gestao.gov.br

     


    Este é um serviço do(a) Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Legislação
    • Decretos n. 8.539, de 08/10/2015 e 9.094, de 17/07/2017 

      Lei nº 9.794, de 29/01/1999

      Portaria SEGES nº 10.988, de 23 de dezembro de 2022  


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

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Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

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  • Registrar-se como profissional para atividades exigidas em lei
  • Protocolar documentos junto ao Ministério do Trabalho e Emprego
  • Cadastrar usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do MGI
  • Solicitar Registro de Instrumento Coletivo de Trabalho (Convenção, Acordo e Termo Aditivo)
  • Comunicar falecimento de aposentados, militares reformados ou da reserva, pensionistas e anistiados políticos atendidos pelo DECIPEX
  • Protocolar documentos junto ao Ministério da Fazenda
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Protocolo EletrônicoSistema Eletrônico de InformaçõesProcesso EletrônicoProcesso administrativoAcesso ao SEIProtocolizaçãoProtocolar documentosProtocolo.GOV.BR
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