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Protocolar documentos junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas " Protocolo Digital" , " Protocolo Digital DNOCS" , " Protocolo.GOV.BR"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Protocolo GOV.BR do DNOCS é um serviço que possibilita o envio de solicitações, requerimentos, pedidos e documentos em geral de forma eletrônica, sem a necessidade de deslocamento presencial ao setor de Protocolo ou o envio de correspondência postal.

    Cartilha do Protocolo GOV.BR do DNOCS (https://www.gov.br/dnocs/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/da-drl/protocolo-digital/cartilha-protocolo-digital-dnocs.pdf/view).

    Atenção:

    • Serviços Digitais já existentes: Antes de usar o Protocolo.GOV.BR, verifique se o assunto de interesse é coberto por algum Serviço Digital do DNOCS já criado (https://www.gov.br/pt-br/orgaos/departamento-nacional-de-obras-contra-as-secas). Os Serviços Digitais promovem soluções mais ágeis ao atendimento das soluções específicas;
    • Documentos para assinatura em conjunto com o DNOCS: O Protocolo.GOV.BR do DNOCS não é adequado para envio de documentos para assinatura do interessado e do DNOCS, como Acordos de Cooperação e Contratos. Nesses casos, contate a área responsável do DNOCS (veja Quem é Quem), que deverá elaborar o documento a ser assinado e liberar a assinatura através do Módulo de Usuário Externo do SEI-DNOCS.
    • Processos encaminhados de outros órgãos ou instituições da Administração Pública: Para tal encaminhamento, verifique com sua instituição como usar o Barramento do SEI.
  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Pessoa física, interessada ou não;
    • Representante de empresas, associações, organizações da sociedade civil, entre outros;
    • Representante de órgãos e entidades da Administração Pública.

    Requisito: Possuir conta de acesso único do gov.br categoria bronze ou superior, que pode ser criada no endereço <acesso.gov.br>

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar o pedido ou documento
      • Acessar a página do serviço “Protocolar documentos junto a(o) Departamento Nacional de Obras Contra as Secas” e clicar no botão Iniciar;
      • Fazer login no Portal gov.br;
      • Escolher o tipo de solicitação;
      • Preencher o formulário da solicitação;
      • Anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      • Conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

      • Telefone: (85) 3391-5155;
      • E-mail: sei@dnocs.gov.br.

      É dever do usuário acompanhar as notificações enviadas por e-mail bem como o status de sua solicitação por meio do Portal gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Ver orientações do formulário de solicitação.

      Custos

      • Não há
        R$ 0,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da protocolização
      • O pedido passa por conferência antes de ser tramitado para a unidade responsável. Será enviado e-mail contendo o Número Único de Protocolo (NUP) gerado e orientações para o acompanhamento;
      • A solicitação poderá ser devolvida para correção ou recusada caso apresente um dos motivos: pedido não destinado ao órgão, conteúdo ofensivo, impossibilidade de identificar o pedido e fundamentos, documento ilegível, em branco, sem data ou sem assinatura, sem identificação do interessado ou representante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

      • Telefone: (85) 3391-5155;
      • E-mail: sei@dnocs.gov.br.

      É dever do usuário acompanhar as notificações enviadas por e-mail bem como o status de sua solicitação por meio do Portal gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 24 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Seção de Protocolo - AG-P

    Fone: (85) 3391-5155

    E-mail: sei@dnocs.gov.br

    Site: www.gov.br/dnocs

    Horário de Atendimento: dias úteis, 8h às 12h e 13h às 17h


    Este é um serviço do(a) Departamento Nacional de Obras Contra as Secas . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
      • Lei nº 9.784, de 29/01/1999
      • Decretos nºs 8.539, de 08/10/2015 e 9.094, de 17/07/2017
      • Portaria DNOCS/DG/GAB nº 43, de 31 de janeiro de 2017 (Regimento Interno)

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Protocolo EletrônicoSistema Eletrônico de InformaçõesProcesso EletrônicoProcesso administrativoAcesso ao SEIProtocolizaçãoProtocolar documentoProtocolizar documentoProtocolo DigitalProtocoloEnviar documentoEnviar requerimentoEnviar pedidoAbrir processoAtendimento de protocoloProtocolo.GOV.BR
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