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Protocolar documentos junto à ANP

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto à ANP " Protocolo.GOV.BR da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis" , " Protocolo.GOV.BR da ANP" , " Protocolo digital da ANP"
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Última Modificação: 23/09/2025
  • O que é?

    O Protocolo GOV.BR da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP é um canal de atendimento que possibilita o envio de solicitações, requerimentos, pedidos e documentos em geral de forma eletrônica.
    O acesso ao Protocolo GOV.BR se dá por meio de login único do Portal de Serviços do Governo Federal.
    A ANP possui uma Carta de Serviços que detalha todos os serviços oferecidos à sociedade e a forma de atendimento, incluindo o canal mais adequado para encaminhamento da demanda. A Carta pode ser acessada pelo link: https://www.gov.br/pt-br/orgaos/agencia-nacional-do-petroleo-gas-natural-e-biocombustiveis.
    Desta forma, antes de usar o Protocolo.GOV.BR, verifique na Carta de Serviços da ANP se o assunto de interesse deve ser encaminhado por meio de sistema especialista ou por meio do Sistema Eletrônico de Informações – SEI-ANP, utilizando a funcionalidade de peticionamento eletrônico.
    Documentos que necessitem da assinatura conjunta do interessado e da ANP, como Acordos de Cooperação e Contratos, não poderão ser enviados pelo Protocolo GOV.BR. Nesses casos, deverá ser utilizado sempre o peticionamento intercorrente no processo eletrônico criado no SEI-ANP.
    O Protocolo.GOV.BR também não é o meio adequado para o envio de intimações, notificações e citações produzidas no bojo de processos judiciais.
    Para protocolização de denúncias ou assuntos afetos à Ouvidoria da ANP, deve-se utilizar o canal Fala.BR, da Controladoria-Geral da União.
    Para encaminhamento de processos de outros órgãos ou instituições da Administração Pública, deve-se utilizar o Conecta GOV.BR ou o SEI-ANP, utilizando a funcionalidade de peticionamento eletrônico.
    Este canal destina-se exclusivamente à protocolização de documentos destinados à ANP. Para enviar documentos a outros órgãos/entidades, favor verificar o canal adequado com o respectivo destinatário.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    * Pessoa física, interessada ou não;
    * Representante de empresas, associações, organizações da sociedade civil, entre outros;
    * Representante de órgãos e entidades da Administração Pública.

    Requisitos necessários

    Possuir conta de acesso único do GOV.BR, categoria bronze ou superior, que pode ser criada no endereço: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar solicitação

      * Acessar a página do serviço Protocolar documentos junto à ANP, e clicar no botão Iniciar;
      * Fazer login no Portal GOV.BR;
      * Escolher o tipo de solicitação;
      * Preencher o formulário da solicitação;
      * Anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      * Conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do Sistema Protocolo GOV.BR, o usuário poderá realizar o peticionamento eletrônico via SEI-ANP.


      Essa funcionalidade, assim como o Protocolo GOV.BR, possibilita aos cidadãos e representantes de Pessoas Jurídicas a enviarem documentos endereçados à ANP, de forma eletrônica, sem a necessidade de enviar documentos em formato físico por meio do serviço de Correios ou entregando presencialmente.


      No entanto, o peticionamento eletrônico será realizado somente por usuários externos cadastrados.
      Para obter os procedimentos de como realizar o cadastro junto ao SEI-ANP, acesse o link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-usuario-externo-no-sei-anp.


      Em caso de dúvidas, o Fale Conosco da ANP está disponível para fornecer esclarecimentos sobre o meio mais adequado de encaminhamento de demandas, de acordo com o assunto de interesse, e o uso de sistemas da ANP. Acesse: < https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco>.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      •  Ver orientações do formulário de solicitação.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da protocolização

      Os pedidos/documentos passarão por conferência e triagem antes do repasse para a área responsável.
      Será enviado um e-mail contendo o Número Único de Protocolo (NUP) gerado com orientações.
      A solicitação poderá ser devolvida para correção ou recusada por esses: pedido não destinado ao órgão, conteúdo ofensivo, impossibilidade de identificar o pedido e fundamentos, documento ilegível, em branco, corrompido, sem data ou sem assinatura, sem identificação do interessado ou representante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de indisponibilidade do Sistema Protocolo GOV.BR, o usuário poderá realizar o peticionamento eletrônico via SEI-ANP.


      Essa funcionalidade, assim como o Protocolo GOV.BR, possibilita aos cidadãos e representantes de Pessoas Jurídicas a enviarem documentos endereçados à ANP, de forma eletrônica, sem a necessidade de enviar documentos em formato físico por meio do serviço de Correios ou entregando presencialmente.


      No entanto, o peticionamento eletrônico será realizado somente por usuários externos cadastrados.
      Para obter os procedimentos de como realizar o cadastro junto ao SEI-ANP, acesse o link: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-usuario-externo-no-sei-anp.


      Em caso de dúvidas, o Fale Conosco da ANP está disponível para fornecer esclarecimentos sobre o meio mais adequado de encaminhamento de demandas, de acordo com o assunto de interesse, e o uso de sistemas da ANP. Acesse: < https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco>.

      Tempo de duração da etapa

      Até 24 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    dfadfa


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Lei nº 9.784, de 29/01/1999

    • Decretos nº 8.539, de 08/10/2015 e nº 9.094, de 17/07/2017

    • Portaria SEGES/ME nº 10.988, de 23/12/2022


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

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Bronze Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

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  • Autorizar revenda de gás liquefeito de petróleo
  • Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: * Protocolo Eletrônico* Protocolo Digital* Protocolo.GOV.BR* Protocolização* Protocolar documento* Protocolizar documento* Protocolo* SEI.GOV.BR* Enviar documento* Enviar requerimento* Enviar pedido* Abrir processo* Atendimento de protocolo
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