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Você está aqui: Página Inicial Serviços Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT " Protocolo Digital" , " Protocolo da Agência Nacional de Transportes Terrestres" , " Protocolo.GOV.BR"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Protocolo GOV.BR da ANTT é um serviço que possibilita o envio de solicitações, requerimentos, pedidos e documentos em geral de forma eletrônica, sem a necessidade de deslocamento presencial ao setor de Protocolo ou o envio de correspondência postal.

    Este canal se destina exclusivamente à protocolização de documentos destinados à ANTT. Para enviar documentos a outros órgãos/entidades, favor verificar o canal adequado com o respectivo destinatário.

    Para protocolização referente a denúncias, deve-se utilizar o canal Fala.BR.

    Para que sua solicitação seja encaminhada corretamente, favor atentar-se para a seleção da opção adequada no momento da protocolização.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Pessoa física, interessada ou não;
    • Representante de empresas, associações, organizações da sociedade civil, entre outros;
    • Representante de órgãos e entidades da Administração Pública.

    Possuir conta de acesso único do gov.br, que pode ser criada no endereço acesso.gov.br;

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar o pedido ou documento
      • acessar a página do serviço “Protocolar documentos junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres” e clicar no botão Iniciar;
      • fazer login no Portal gov.br;
      • escolher o tipo de solicitação;
      • preencher o formulário da solicitação;
      • anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      • conferir os dados e concluir a solicitação.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://www.gov.br/pt-br/servicos/protocolar-documentos-junto-a-agencia-nacional-de-transportes-terrestres-antt

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso haja indisponibilidade deste Canal (Protocolo Digital), o usuário poderá realizar o peticionamento eletrônico via SEI/ANTT.

      Esse módulo, assim como o Protocolo Digital, possibilita aos cidadãos e representantes de Pessoas Jurídicas a enviarem documentos endereçados à ANTT, de forma eletrônica, sem a necessidade de enviar documentos em formato físico ao Protocolo. No entanto, o peticionamento eletrônico será realizado somente por usuários externos cadastrados.

      Para orientações de como realizar o cadastro junto ao SEI/ANTT, indicamos o seguinte link:  https://portal.antt.gov.br/sei.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da protocolização

      O pedido é conferido antes de ser tramitado para a unidade responsável. Será enviado e-mail contendo o Número Único de Protocolo (NUP) gerado e orientações para o acompanhamento.
      A solicitação poderá ser devolvida para correção ou recusada caso apresente um dos motivos: pedido não destinado ao órgão, conteúdo ofensivo, impossibilidade de identificar o pedido e fundamentos, documento ilegível, em branco, corrompido, sem data ou sem assinatura, sem identificação do interessado ou representante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail: cgdoc@antt.gov.br

      Fale conosco ANTT: https://www.gov.br/antt/pt-br/canais-atendimento/fale-conosco

      Conta de acesso única do Governo:  https://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/

      Tempo de duração da etapa

      Até 24 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Existem duas formas de protocolização eletrônica na ANTT:

    • Protocolo GOV.BR: ferramenta de envio de documentos digitais executada por usuário externo por meio do Login Único do Portal de Serviços Gov.br.
    • Peticionamento Eletrônico: envio, diretamente por usuário externo cadastro, de documentos digitais, visando a formar novo processo ou a compor processo já existente, por meio de anexação de arquivo eletrônico, conforme regulamento específico, utilizando o SEI.

    Salientamos a necessidade de optar por apenas um dos canais de protocolização para evitar duplicidade de processos.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Terrestres . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Gerenciar frota de transportadores no RNTRC
  • Solicitar reativação de registro no RNTRC
  • Protocolar documentos junto ao Ministério dos Transportes
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: • Protocolo Eletrônico• Sistema Eletrônico de Informações• Processo Eletrônico• Processo administrativo• Acesso ao SEI• Protocolização• Protocolar documento• protocolizar documento• Protocolo Digital• Protocolo• Enviar documento• enviar requerimento• enviar pedido• Abrir processo• atendimento de protocolo • ANTT * Protocolo GOV.BR
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