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Você está aqui: Página Inicial Serviços Protocolar documentos junto ao Ministério da Saúde

Protocolar documentos junto ao Ministério da Saúde

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Gestão Pública > Outros Serviços
Protocolar documentos junto ao Ministério da Saúde " Protocolo digital do Ministério da Saúde" , " Protocolar documento junto ao Ministério da Saúde" , " Protocolo.GOV.BR"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 24/11/2025
  • O que é?

    O Protocolo Digital do Ministério da Saúde é um serviço que possibilita o envio de documentos em geral, de forma eletrônica, sem a necessidade de deslocamento presencial ao setor de Protocolo ou o envio de correspondência postal (Correios).

    Este canal se destina exclusivamente à protocolização de documentos destinados à administração direta do Ministério da Saúde (MS).

    Para enviar documentos a entidades vinculadas, bem como a outros órgãos/Ministérios, favor verificar o canal adequado com o respectivo destinatário. 

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Pessoa física que participe ou tenha demanda na condição de interessado em processo administrativo e pessoa jurídica na mesma situação (representado por pessoa física).  
    • Pessoa física que esteja portando documentação de outra pessoa física ou jurídica e seja responsável por realizar a solicitação.  

    Atenção: para a utilização do Protocolo Digital do Ministério da Saúde, a pessoa deverá possuir conta de acesso único do Governo Federal. Essa conta pode ser criada e utilizada por qualquer cidadão no portal acesso.gov.br.  
     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Protocolar o documento
      • Acessar a página do serviço “Protocolo Digital do Ministério da Saúde" e clicar no botão Iniciar; 
      • Fazer login no Portal GOV.BR;
      • Escolher o tipo de solicitação adequada;
      • Preencher o formulário da solicitação;
      • Anexar os documentos necessários, conforme orientações do formulário de solicitação;
      • Conferir os dados e concluir a solicitação;
      • Baixar e guardar o recibo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Digital do Ministério da Saúde 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o sistema esteja indisponível, enviar a documentação a ser protocolizada para o e-mail protocolodigital@saude.gov.br . Lembrando que é necessário que se formalize documento (ofício, carta, requerimento etc.) destinado à área competente do Ministério da Saúde; contendo o pedido e seus fundamentos, data, assinatura válida (próprio punho ou eletrônica) e identificação do interessado ou de seu representante. 

      O Sistema Eletrônico de Informações do Ministério da Saúde (Sei/MS) só permite arquivos nos formatos .pdf, .html, .xls e .xlsx com até 30MB.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber resultado da protocolização

      A solicitação passa por uma triagem e poderá ser devolvida para correção ou recusada (Leis nºs  9.784/99 e 6.538/78).

      A solicitação válida será registrada no Sei/MS, receberá um Número Único de Protocolo (Nup) e será encaminhada à área destinatária, que fica responsável pela análise da demanda, atendimento do prazo e envio de resposta ao interessado.


      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo e-mail protocolodigital@saude.gov.br 

      Tempo de duração da etapa

      Até 24 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 24 hora(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O processo de triagem e registro será realizado no prazo máximo de 24 horas, contado da solicitação, salvo quando esta ocorrer às sextas-feiras, vésperas de feriados ou pontos facultativos, ou, ainda, quando ocorrer alguma restrição técnica.

     


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato:

    • E-mail: protocolodigital@saude.gov.br

    Para informações sobre algum processo já registrado no SEI/MS, verifique em que área ele se encontra, por meio do link sei.saude.gov.br/pesquisa, e entre contato com essa área https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/quem-e-quem.
    Enquanto a pesquisa pública estiver fora do ar, envie o NUP para suportesei@saude.gov.br para obter informações do andamento do processo.


    Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade




    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: • Protocolo Eletrônico• Sistema Eletrônico de Informações• Processo Eletrônico• Processo administrativo• Acesso ao SEI• Protocolização• Protocolar documento• Protocolizar documento• Protocolo Digital• Protocolo• Enviar documento• Enviar requerimento• Enviar pedido• Abrir processo• Atendimento de protocolo * Protocolo.GOV.BR
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