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Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA

Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA

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Meio Ambiente e Clima

Pesquisa e Aprendizado > Informações
Participar de processo de Consultas Públicas, Audiências Públicas e outras formas de participação no âmbito da ANA
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Última Modificação: 24/09/2025
  • O que é?

    Este serviço é destinado a oferecer a possibilidade de participar do processo decisório da ANA. Por meio dele pode-se encaminhar subsídios e sugestões sobre propostas de normativos de interesse geral dos agentes econômicos, consumidores ou usuários dos serviços prestados pela ANA.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Qualquer pessoa física. É necessário possuir CPF devidamente registrado.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Identificar-se no sistema

      O Sistema de Participação Social na ANA habilita o público em geral a consultar os dados de participações ou contribuições. A identificação do participante é exigida para o registro de contribuições. O acesso deverá ser realizado por meio do cadastro único, GOV.BR. 

      Canais de prestação

        Web : 

      https://participacao-social.ana.gov.br/

      O passo a passo para o cadastramento encontra-se no Manual do Participante disponível na página do sistema de Participação social da ANA no link.

      manual_sistema_participacao_social

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      https://www.gov.br/ana/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Participar do processo.

      O cidadão poderá ter acesso ao Sistema, por meio do cadastro único do GOV.BR, e oferecer suas contribuições no processo de participação social de seu interesse (Consultas Públicas, Audiências Públicas, Tomadas de subsídios e outras formas de participação).

      Canais de prestação

        Web : 

      Estamos sempre abertos a melhorias e valorizamos suas sugestões para aprimorar nossos serviços. Caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais informações, estamos à disposição para ajudar. https://www.gov.br/ana/pt-br/canais_atendimento/faleconosco

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      https://www.gov.br/ana/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Somente serão recebidas contribuições dos interessados dentro do prazo estabelecido no aviso de abertura da Participação Social (Consulta Pública, audiência pública, tomada de subsídios).


    Nas Audiências Públicas, a manifestação dos interessados dependerá de inscrição prévia, devendo a apresentação oral de cada interessado ser limitada à duração estabelecida pelo presidente da Audiência Pública.

    Este serviço é gratuito para o cidadão


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    https://www.gov.br/ana/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • https://arquivos.ana.gov.br/_viewpdf/web/?file=/resolucoes/2020/0019-2020_Ato_Normativo.pdf


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de Audiências e Consultas Públicas
  • Participar de consultas públicas
  • Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA
  • Participar na formulação, implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas
  • Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança de Barragens
  • Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: participaçãoaudiência públicaconsulta pública
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