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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter suspensão do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante‎

Obter suspensão do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante‎

Info

Empresa, Indústria e Comércio

Comércio Exterior > Importação
Obter suspensão do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante‎ (AFRMM)
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Solicite à Receita Federal o benefício de suspensão de Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM).

    A suspensão da carga pode ser total ou parcial.

    Algumas hipóteses de suspensão são: admissão temporária, mandado de segurança com ou sem depósito judicial, pendências administrativas, dentre outras.

    Informe qual o enquadramento da suspensão prevista em legislação.

    Atenção:

    Se ainda não foi feita Declaração de Importação (DI) com o seu Conhecimento Eletrônico* (CE) para o qual deseja solicitar a suspensão, você mesmo pode realizar sua solicitação no Sistema Mercante, conforme orientações constantes do manual. 

    Mas se você já registrou a Declaração de Importação para esse Conhecimento Eletrônico, então será necessário realizar a solicitação da suspensão via processo digital.

    * Conhecimento Eletrônico é um documento e sua função é controlar o registro de embarcações, portos e cargas, descrevendo a relação entre cada um deles.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Consignatário da carga (importador) ou seu representante legal.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar a suspensão

      Para abrir o processo, acesse o canal abaixo e clique em "Solicitar serviço via processo digital". Escolha a área "AFRMM" e, em seguida, “Concessão de Benefício - Suspensão".

      A seguir, junte (inclua) os documentos em arquivos separados e classificados por tipo.

      Abra apenas um processo para o requerimento. Documentos sem relação com o serviço ou requerentes serão rejeitados.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Mercante (Se ainda não foi feita a DI com o seu CE) 

        Web : 

      Processo digital (Se já foi feita a DI com o seu CE) 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de Solicitação de suspensão

      • Fatura Comercial de Importação.

      Ação Ordinária - Antecipação de Tutela
      • Cópia da petição e do ofício da vara federal concedendo liminar; e

      • Depósito Judicial, se a decisão exigir depósito.

      Admissão Temporária
      • Formulário de Solicitação de suspensão; e

      • Fatura Comercial de Importação.

      Drawback
      • Ato Concessório.

      Entreposto Aduaneiro na Importação
      • Fatura Proforma.

      Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Industrial sob Controle Aduaneiro Informatizado (RECOF)
      • Ato Declaratório Executivo autorizando a empresa a operar como RECOF.

      Mandado de Segurança
      • Cópia da petição e do ofício da vara federal concedendo liminar; e

      • Depósito Judicial, fiança bancária ou caução se a decisão exigir depósito.

      Zona de Processamento de Exportação
      • Cópia da Resolução do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, aprovando o projeto industrial da pessoa jurídica autorizada da operar ZPE;

      • Fatura em que consta a expressão “Venda efetuada com regime de Suspensão”; e

      • Termo de responsabilidade.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Obter o resultado

      Verifique o resultado da sua solicitação na consulta do CE no sistema Mercante.

      Se você realizou seu pedido por processo digital, o resultado será informado no processo por meio de despacho e você será avisado na caixa postal do e-CAC. 

      Para consultar o despacho, acesse o canal abaixo, clique na opção "Processos em que sou o interessado principal" e consulte os documentos do seu processo.

      Em algumas situações o processo é arquivado após a decisão. Nestes casos, clique na aba Inativos.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Mercante

        Web : 

      Processo digital

        Aplicativo móvel : 

      Apple | Android (e-Processo)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Fale Conosco

    Manual do Sistema Mercante 


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Instrução Normativa RFB nº 2.022/2021

    • Instrução Normativa RFB nº 2.102/2022


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo, os obesos, pessoas com mobilidade reduzida e doadores de sangue, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


  • Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD
    Dados pessoais tratados por este Serviço
    • CPF
    • Nome

    Dados pessoais sensíveis tratados por este Serviço de acordo com a Lei 13709/2018, art. 5º, II
    • Não é realizado tratamento de dados pessoais sensíveis.

    Este serviço não trata dados pessoais de crianças ou adolescentes.

    Prazo de retenção para dados pessoais
    Prazo indeterminado

    Hipótese de tratamento de dados pessoais adotada (Lei 13709/2018)
    • Cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador

    Finalidade do tratamento

    Os dados são solicitados para verificação da titularidade e/ou da represenção legal do interveniente que solicita o serviço.

    Previsão legal do tratamento

    INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2022, DE 16 DE ABRIL DE 2021

    IN RFB nº 800, de 27 de dezembro de 2007

    Dados pessoais compartilhados com outras instituições

    Não é realizado o compartilhamento de dados pessoais.

    País(es) e instituição(ões) que recebem transferência(s) internacional de dados pessoais e/ou dados pessoais sensíveis

    Não é realizada transferência internacional de dados pessoais e dados pessoais sensíveis.

    Link da política de privacidade/termo de uso do serviço
    https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/lgpd/termo-de-uso
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  • Retificar informações de carga no sistema Mercante
  • Habilitar usuários no sistema Mercante
  • Formalizar Pedido de Destruição de Mercadorias
  • Habilitar empresa no Reporto
  • Obter a restituição de adicional ao frete para renovação da marinha mercante
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: AFRMMSuspensãoMercante
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