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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter marca de reparo e de selagem para uso por permissionárias

Obter marca de reparo e de selagem para uso por permissionárias

Info

Ciência e Tecnologia

Fiscalização > Autorizações e Permissões
Obter marca de reparo e de selagem para uso por permissionárias
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Avaliação: 4.8 (225)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 16/10/2025
  • O que é?

    Quando um instrumento de medição é reparado por uma permissionária, a mesma deve afixar uma marca de selagem azul (Inmetro) ou marca de selagem da permissionária no instrumento. O instrumento de medição, após reparo ou manutenção, deve ser submetido à verificação após reparo, salvo nos casos previstos pela legislação metrológica, cabendo à permissionária comunicar ao Órgão integrante da RBMLQ-I a execução do serviço realizado, conforme previsto em regulamento técnico metrológico.

    As marcas de reparo são fornecidas pelos Órgãos integrantes da RBMLQ-I para as permissionárias mediante avaliação da prestação de contas de fornecimentos anteriores e pagamento de GRU antecipada.

    As marcas de selagem azuis são fornecidas pelos Órgãos integrantes da RBMLQ-I para as permissionárias mediante avaliação da prestação de contas de fornecimentos anteriores.

    A distribuição dar-se-á mediante autorização vigente e desde que o interessado não possua pendência e irregularidades, tais como carência e deficiência na prestação de conta de uso das marcas previamente recebidas.

    A distribuição ocorrerá conforme diretrizes dos regulamentos técnicos metrológicos aprovados pela Portaria nº 457, de 17 de novembro de 2021 e demais normais aplicáveis.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas e empreendedores

    Autorização vigente para atuar como permissionária de reparo e manutenção de instrumentos de medição.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Iniciar a solicitação de marca de selagem azul e/ou marca de reparo através da plataforma indicada.

      A permissionária deve solicitar a quantidade de marcas de selagem azuis múltiplas de 100 (cem) e marcas de reparo múltiplas de 70 (setenta) compatíveis com a execução dos serviços de reparo e/ou manutenção de um período de utilização de, no máximo, 03 (três) meses.

      A solicitação será direcionada ao Órgão integrante da RBMLQ-I ao qual a permissionária está vinculada.

      Para marca de reparo, será gerada a GRU com o valor correspondente à quantidade solicitada.

      Canais de prestação

        Web : 

      E-mail

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização vigente para atuar como permissionária.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
    2. Retirada das marcas de selagem azuis e/ou marcas de reparo

      Quando o pedido estiver pronto, o solicitante receberá um aviso de que as marcas estão disponíveis para serem retiradas nas instalações do Órgão integrante da RBMLQ-I.

      Para a retirada de marcas de reparo, a permissionária deve quitar a GRU com o valor correspondente à quantidade solicitada e, em seguida, retirá-las junto ao Órgão integrante da RBMLQ-I.

      Para a retirada de marcas de selagem azuis, a permissionária deve se dirigir ao Órgão integrante da RBMLQ-I ao qual é vinculada.

      Canais de prestação

        Web : 

      Presencial

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização vigente para atuar como permissionária

      Marcas de reparo
      • GRU – Guia de Recolhimento da União, quitada.

      Custos

      Fornecimento de marca de reparo, cada unidade.
      • (Código 889 da TABELA DE TAXAS DE SERVIÇOS METROLÓGICOS)
        R$ 2,08

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
    3. Quitar a Guia de Recolhimento da União (GRU)

      Caso a solicitação seja autorizada, o solicitante receberá notificação pelo sistema e por e-mail de que foi habilitada uma Guia de Recolhimento da União (GRU) para que o solicitante efetue o pagamento.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização vigente para atuar como permissionária

      Custos

      • Fornecimento de marca de reparo, cada unidade
        R$ 2,08

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
    4. Retirar ou receber as marcas de reparado e marcas de selagem

      A permissionária fará a retirada no órgão delegado ou receberá pelos correios (conforme escolha da forma de recebimento escolhida previamente) as marcas de reparado e selagem solicitadas.

      Canais de prestação

        Postal : 

      Endereço informado na solicitação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Autorização vigente para atuar como permissionária

      Marcas de reparo
      • GRU – Guia de Recolhimento da União quitada.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
    5. Confirmar recebimento

      A permissionária deverá clicar no botão "confirmar recebimento", sinalizando que a documentação foi efetivamente recebida.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui. 

      Tempo de duração da etapa

      Entre 1 e 5 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Órgão integrante da RBMLQ-I a que está vinculado.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    Descreva qual a validade do documento/declaração/certidão obtida através deste serviço.


    Legislação
    • PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 44, DE 27 DE JANEIRO DE 2017.

      http://www.inmetro.gov.br/legislacao/laf/pdf/LAF000416.pdf

      (LexML não está localizando a Portaria Interministerial Nº 44, De 27 De Janeiro De 2017)


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Têm direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter autorização para executar reparo e manutenção de instrumentos de medição em Goiás, Distrito Federal e Rio Grande do Sul
  • Obter marca de reparo e de selagem para uso por empresas autorizadas no Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul
  • Avaliação de modelo de instrumento de medição
  • Obter Autorização para emitir Declaração de Conformidade de Instrumentos de Medição Regulamentados
  • Obter serviços de ensaio no Centro de Equipamentos de Alta Tecnologia do Inmetro para Uso Multiusuário
  • Obter serviços de Calibração, Processamento ou Ensaio em metrologia
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Metrologia LegalMarca de Selagem AzulMarca de Reparo
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