Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFSP

Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFSP

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Certificação
Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFSP " Solicitação da 1.ª ou 2.ª Via do Diploma." , " Solicitação de 1.ª ou 2.ª via de Certificado Final"
Iniciar
Avaliação: 4.2 (41)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 21/10/2025
  • O que é?

    Se você concluiu com êxito um curso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, será possível solicitar o seu diploma ou certificado final seguindo as orientações abaixo.

     

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Alunos(as) ou ex-alunos(as) do IFSP que concluíram um curso na instituição. 

    O(A) Aluno(a) deverá ter concluído todos os requisitos de conclusão do curso no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. É preciso que o aluno também não esteja devendo livros na biblioteca. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar o Diploma ou Certificado Final

      Realizar a solicitação da 1.ª ou 2.ª via do diploma ou certificado. 

      Após a solicitação, será aberto um processo interno no IFSP, que poderá ser acompanhado pelo(a) aluno(a) através do sistema SUAP. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Realizar a solicitação do diploma ou certificado final via sistema SUAP. 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Encaminhar um e-mail para Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus para realizar a solicitação do diploma ou certificado final. É preciso que contenha toda identificação do aluno, com seu nome completo, número do prontuário e curso. 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Nos casos de Solicitação de 1.ª via do Diploma ou Certificado: 

        Autorização do Responsável (Caso seja aluno menor de idade); 

        RG do Responsável (Caso seja aluno menor de idade); 

        Declaração "Nada Consta" da Biblioteca; 

        Documento que comprove a Urgência do Pedido, se for o caso. 

         É preciso anexar a Declaração "Nada Consta " da Biblioteca para prosseguir com essa solicitação.  Segue o tutorial de como emitir essa declaração:  https://drive.ifsp.edu.br/s/95BVMDpJsWorLMb 

      Nos casos de Solicitação de 2.ª via do Diploma ou Certificado:
      • Os pedidos de 2.ª via são previstos nos casos de roubo, extravio, furto, ou perda da 1.ª via. Nesses casos, é necessário anexar o Boletim de Ocorrência no requerimento; 

        Nos casos em que a 1.ª via foi danificada, será necessário a entrega da 1.ª via quando for retirar a 2.ª via; 

        Nos casos de mudança de nome civil, será necessário anexar um documento que comprove a mudança do nome civil.

        Documento que comprove a Urgência do Pedido, se for o caso. 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Acompanhamento de Processo de Emissão e Registro de Diploma ou Certificado

      O(A) aluno(a) precisa acompanhar o processo aberto para emissão e registro do diploma através do acesso no SUAP.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhe o processo aberto através do sistema SUAP.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus por e-mail para saber o andamento do processo de emissão e registro do diploma. 

      Tempo de duração da etapa

      Entre 60 e 120 dia(s) corrido(s)
    3. Retirada do Diploma ou Certificado

      Para retirada do diploma ou certificado é preciso agendar com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus um dia e horário para retirada. 

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Coordenadoria de Registros Acadêmicos do Campus

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação com foto - original

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 60 e 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado
     

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Entre em contato diretamente com a Coordenadoria de Registros Acadêmicos do respectivo Campus. 


    Este é um serviço do(a) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:





      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

Ainda não tem uma conta? Saiba mais

Bronze Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.

Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter diploma ou 2ª via de diploma - IFS
  • Obter 2ª via de Histórico Escolar
  • Obter Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Obter 2ª via de Diploma de Conclusão de Curso
  • Solicitar certificado ENCCEJA no IFSP
  • Solicitar Histórico Escolar da Universidade Federal de Viçosa MG (alunos)
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: DiplomaCertificadoSolicitaçãoIFSP
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
0% 100%
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca