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Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFSM

Info

Educação e Pesquisa

Ensino Superior > Certificação
Obter diploma ou 2ª via de diploma de pós-graduação - UFSM
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O Núcleo de Controle Acadêmico da Pós-Graduação da Coordenadoria de Pós-Graduação (NCAPG/CPG/PRPG) emite, a pedido do(a) interessado(a), a 2ª via do Diploma de Mestrado e Doutorado ou do Certificado de Especialização e Residências, para substituir a 1ª via.

    Os diplomas/Certificados de pós-graduação não são emitidos em formato digital, sendo apenas por meio físico.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Egressos de cursos de Pós-Graduação

    Para emissão de 2ª via, o interessado solicita através de processo e a emissão de diplomas(1ª via),  há apenas a entrega do documento.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Preencher Formulário para requerimento

      1) O formulário de solicitação ou requerimento deve ser impresso e preenchido pelo próprio solicitante.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site  

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Pagar a taxa de emissão

      Pagar a taxa de R$ 200,00 (duzentos reais) por meio de Guia de Recolhimento da União.

      Entre no link ao lado para ver como gerar uma GRU 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Custos

      • Taxa
        R$ 200,00

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Juntar Documentação Necessária para envio

      Juntar a seguinte documentação digitalizada em formato “pdf” legível:

      Canais de prestação

        E-mail : 

      Inclusão da documentação em anexo no e-mail 

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Formulário de solicitação ou requerimento;
        • Certidão de Nascimento ou Casamento;
        • Documento de identidade RG (frente e verso);
        • Documento de identidade de estrangeiro (frente e verso);
        • Documento CPF (se não constar nos demais documentos enviados);
        • Documento Passaporte (obrigatório se estrangeiro);
        • GRU e o Comprovante de pagamento do GRU (não enviar o comprovante de agendamento).
        • Caso possuir, enviar cópia digitalizada da 1ª via que foi extraviada

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Enviar e-mail solicitando a 2ª via

      Enviar a documentação (formulário e demais documentos do item 3) para o e-mail diplomas.prpgp@ufsm.br, informando no corpo do e-mail seu nome completo, número de matrícula (caso souber), o nome do curso de pós-graduação e o ano de conclusão.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      diplomas.prpgp@ufsm.br

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Receber a 2ª Via pela PRPGP

      Contato será realizado diretamente com o(a) solicitante que deve atualizar o cadastro de usuário e aluno egresso da UFSM.

      Caso necessário recuperar a senha, deverá usar o número de matrícula através do e-mail cadastrado na UFSM.
      Caso não lembre do nº de matrícula ou não possua acesso ao e-mail, pode solicitar os ajustes pelo o e-mail diplomas.prpgp@ufsm.br informando: nome completo, nº CPF, anexar um documento de identificação com foto e CPF e um comprovante de endereço para atualização.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      diplomas.prpgp@ufsm.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Setor: NÚCLEO DE CONTROLE ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO (NCAPG/PRPGP)

    Atendimento: 8h às 12h e 14h às 17h
    E-mail: diplomas.prpgp@ufsm.br
    Telefone: (55) 3220-8921
    Endereço: Térreo do Prédio 48D (antigo DERCA)


    Este é um serviço do(a) Universidade Federal de Santa Maria . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RESOLUÇÃO UFSM N. 148/2023 – Regulamenta a cobrança de taxas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: DIPLOMASEGUNDA VIACERTIFICAÇÃO
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