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Obter designação para país estrangeiro (empresas aéreas brasileiras)

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter designação para país estrangeiro (empresas aéreas brasileiras) " Obter designação para serviço de transporte aéreo regular internacional"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O objetivo do serviço é a designação de empresas aéreas brasileiras para a realização de serviços aéreos regulares para outros países.

    Para mais informações, consulte a seção "Designação" do site da ANAC e a legislação pertinente (listada abaixo).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras de transporte aéreo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer designação

      Acessar o sistema SEI! e gerar o processo do tipo "Empresas, Oper. e Serv. Aéreos: Designação de Empresa Aérea Brasileira", onde deve ser anexado o documento indicado abaixo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Correspondência da empresa em que seja informado o país para o qual a designação é desejada.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber comunicação da ANAC

      O usuário deve aguardar a análise da ANAC e a comunicação com o resultado.
      O andamento do processo pode ser consultado a qualquer tempo no sistema Protocolo Eletrônico SEI!.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 15 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para a realização do serviço é estimado em 15 dias, caso não haja restrição.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse a página Fale com a ANAC ou ligue para o Canal de Atendimento 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei Nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986).


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei Nº 13.460/17, atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança e;
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei Nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: designaçãoespaço aéreo externopaís estrangeiro
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