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Obter cópia do Prontuário do paciente no HCPA

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Rede de Atendimento à Saúde > Outros Serviços
Obter cópia do Prontuário do paciente no HCPA
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?
    É o fornecimento de documentos de prontuário do paciente atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). O prontuário do paciente é a união de todos os documentos que registram procedimentos, exames, condições de saúde e demais informações sobre o atendimento ao paciente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Estas informações são sigilosas.
  • Quem pode utilizar este serviço?
    O próprio paciente do HCPA, ou seu responsável legal, ou pessoa autorizada pelo paciente, ou, em caso de paciente falecido, o cônjuge/companheiro do paciente e sucessivamente os sucessores legítimos do paciente em linha reta, ou colaterais até o quarto grau.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Fazer a solicitação
      Preencher o formulário Requerimento de Documentos de Prontuário.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Dirigir-se à recepção do Ambulatório, Av. Protásio Alves, 211, Bloco C, Porto Alegre/RS. Horário de atendimento: de segunda à sexta das 8h às 17h
      Tempo estimado de espera :  Até 10 minuto(s)

        Aplicativo móvel : 
      O aplicativo Meu Clínicas está disponível para download na Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=br.edu.hcpa.meuclinicas) e na Apple Store (https://apps.apple.com/br/app/meu-cl%C3%ADnicas/id1541719546).
        Web : 

      Acesse o site

        E-mail : 
      atendimentomeuclinicas@hcpa.edu.br.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Presencial - Paciente: documento de identificação  Responsável legal do paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação do responsável legal e no caso de curador, documento que comprove a curatela. Pessoa autorizada pelo paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação da pessoa autorizada, e autorização e/ou procuração do paciente.
      • E-mail -  Requerimento de documentos preenchido e assinado; Documento de identificação do paciente; e  Se o solicitante for responsável legal do paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação do responsável legal e no caso de curador, documento que comprove a curatela; ou Se o solicitante for pessoa autorizada pelo paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação da pessoa autorizada, e autorização e/ou procuração do paciente; ou
      • Se o solicitante for familiar de paciente falecido: certidão de óbito do paciente, documento de identificação do familiar, certidão de casamento/união estável se cônjuge do paciente falecido, documento que comprove o parentesco no caso de pais ou filhos do paciente falecido.
      • Senha de acesso e código localizador.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 5 e 10 minuto(s)
    2. Receber os documentos solicitados
      Após a análise da solicitação pelo hospital, o solicitante irá receber os documentos conforme as orientações recebidas na solicitação.

      Canais de prestação

        Presencial : 
      Excepcionalmente para solicitantes sem acesso a internet. Recepção do Ambulatório, Av. Protásio Alves, 211, Bloco C, Porto Alegre/RS. Horário de atendimento: de segunda à sexta das 8h às 17h
      Tempo estimado de espera :  Até 5 dia(s) útil(eis)

        E-mail : 
      O hospital encaminhará os documentos solicitados para o e-mail informado no momento da solicitação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Paciente: documento de identificação do paciente; Responsável legal do paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação do responsável legal e no caso de curador, documento que comprove a curatela; Pessoa autorizada pelo paciente: documento de identificação do paciente, documento de identificação da pessoa autorizada, e autorização e/ou procuração do paciente; Em caso de paciente falecido: recebe pelo mesmo e-mail que foi solicitada a documentação.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: (51) 3359.8260 de segunda a sexta das 8:00 às 17:00

    E-mail: atendimentomeuclinicas@hcpa.edu.br

    Este é um serviço do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em caso de dúvidas, favor contatá-lo.

    Para registrar reclamações ou sugestões favor acessar:https://www.hcpa.edu.br/fale-conosco/ouvidoria/registre-sua-manifestacao ou envie e-mail para ouvidoria@hcpa.edu.br


    Este é um serviço do(a) Hospital de Clínicas de Porto Alegre . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário às pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças no colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar Cópia de Prontuário do Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR)
  • Solicitação de cópia de prontuário
  • Internar em leitos clínicos e cirúrgicos no HCPA
  • Solicitar acesso à informação ao Ministério da Saúde
  • Solicitar cópia de prontuário/resultado de exames de pacientes do Humap-UFMS
  • Solicitar Cópia de Prontuário do Hospital Universitário de Santa Maria - Husm-UFSM
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: CÓPIA DO PRONTUÁRIOCÓPIA DE EXAMESDOCUMENTOS DE PRONTUÁRIOPRONTUÁRIO DO PACIENTE
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