Obter cópia de declaração enviada à Receita Federal

Obter cópia de declaração enviada à Receita Federal
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Os números são atualizados diariamente.

  • O que é?

    Como obter cópia de declarações enviadas à Receita Federal.

    Algumas declarações, como a do Imposto de Renda, ficam gravadas no seu computador, celular ou tablet após o envio. Você pode imprimir a qualquer momento a partir do mesmo dispositivo. Se feito pelo programa baixado no computador, abra o programa da respectiva declaração e escolha a opção Declaração > Imprimir. Lembre-se que para algumas declarações existe um programa diferente para cada ano.

    Se não possuir mais o arquivo da declaração, você pode baixar a cópia do arquivo pelo e-CAC acessando com Certificado Digital.

    Em 2021, excepcionalmente em razão do cenário de pandemia, a cópia da última Declaração de Imposto de Renda entregue pode ser obtida por meio de processo digital, no e-CAC, acessado com a conta gov.br (não precisa de certificado digital, nem dos números do recibo). Clique aqui para saber como fazer.

    Para declarações não disponíveis no Portal e-CAC (GFIP, DACON, DIMOB e PER/DCOMP) a Receita Federal disponibiliza o serviço de Cópia de Declarações pelo atendimento online da Receita Federal (Chat RFB).

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Contribuinte ou seu representante legal.

    Se a declaração for de pessoa jurídica, o solicitante deve constar no quadro de sócios e administradores (QSA) do CNPJ.

    Para baixar declaraçoes pelo e-CAC ou solicitar cópias pelo Chat RFB, você precisará acessar o Portal e-CAC utilizando Certificado Digital.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar cópia

      Acesse o Portal e-CAC para obter a sua cópia.

      Se não for possível obter a cópia diretamente pelo Portal e-CAC, solicite a cópia pelo atendimento online ou presencial.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário de solicitação de cópias

      • Documento de identificação oficial do contribuinte;

      • Documento de identificação oficial do representante legal, se for o caso;

      • Documento que comprove a condição de representante legal, como, por exemplo, ato constitutivo (contrato social , estatuto ou ata) e última alteração, em caso de empresa; certidão de óbito, em caso de espólio, etc.

      Para declarações de imóvel rural
      • Documento que identifique o imóvel rural e comprove a propriedade/posse, caso essa informação não se encontre atualizada no sistema da Receita Federal (Matrícula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis; ou escritura/contrato/compromisso de compra e venda; ou CCIR - Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (INCRA).

      Se requerido por procurador
      • Procuração;

      • Documento de identificação oficial do procurador;

      Observações
      • Os documentos entregues em papel devem ser vias originais ou cópias autenticadas.

      • A assinatura com certificado digital pelo e-CAC dispensa a necessidade de juntar documentos de identificação.

      • O uso de procuração eletrônica no e-CAC dispensa a necessidade de juntar procuração.

      Canais de prestação

        Web : 

      Cópia de Declaração (Portal e-CAC)

        Web : 

      Meu Imposto de Renda (Portal e-CAC)

        Web : 

      Chat RFB (Portal e-CAC)

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Atendimento presencial da Receita Federal.

      Consulte a unidade mais próxima e agende horário para ser atendido. Leve um pendrive para que a cópia digital possa ser gravada.

      A cópia também pode ser fornecida em papel, mas, neste caso, há um custo para cópias acima de 10 folhas. Entre 11 (onze) a 30 (trinta) folhas será cobrado R$ 10,00 (dez reais). Acima de 30 (trinta), é cobrado R$ 0,30 (trinta centavos) por copia excedente. O valor deverá ser pago previamente, por meio de DARF, com código de recolhimento 3292. O comprovante do pagamento deve ser apresentado no momento do pedido.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Obter a cópia da declaração

      Se a cópia não puder ser fornecida imediatamente, o atendente fornecerá um número de processo por meio do qual você poderá obter a declaração.

      Se a solicitação foi feita em uma unidade de atendimento presencial, as cópias ficarão disponíveis para retirada naquela unidade, conforme orientação o atendente.

      Canais de prestação

        Web : 

      Processos Digitais (Portal e-CAC)

        Aplicativo móvel : 

      App e-Processo (App Store)

        Aplicativo móvel : 

      App e-Processo (Google Play)

        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Mais informações:
    Orientações sobre cópia de documentos


    Fale com nossos atendentes:
    Chat RFB
    Fale Conosco


    Este é um serviço do(a) Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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