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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter Certificado de Autorização de Voo Experimental para exibição, competição aérea, construção amadora, categoria primária e leve esportiva

Obter Certificado de Autorização de Voo Experimental para exibição, competição aérea, construção amadora, categoria primária e leve esportiva

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter Certificado de Autorização de Voo Experimental para exibição, competição aérea, construção amadora, categoria primária e leve esportiva (CAVE)
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Avaliação: Sem Avaliação
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Verifica a adequação da aeronave ao requisito 21.191, culminando com a emissão do Certificado de Autorização de Voo Experimental (CAVE) para os propósitos de construção amadora, exibição, competição aérea, aeronave leve esportiva experimental e aeronave categoria primária montada a partir de kit,  documento que permite o voo da aeronave.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Proprietário de aeronave e seus representantes legais.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar CAVE

      O requerente deverá enviar os documentos listados abaixo diretamente pelo peticionamento eletrônico do SEI.

      Caso tenha dúvidas em gerar a GRU, veja as orientações.

      Canais de prestação

        Web : 

      Enviar a documentação pelo peticionamento eletrônico do SEI.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Para gerar a GRU

        Web : 

      Clique aqui.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Todos documentos requeridos pelo formulário F-100-50B.

      Custos

      • TFAC Cód. 012202
        R$ 400,00

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Solucionar pendências e/ou apresentar informações adicionais

      O requerente deverá providenciar a solução ou esclarecimentos para as pendências identificadas na etapa anterior.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar o andamento do processo pelo SEI.

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) corrido(s)
    3. Receber Vistoria Técnica

      A aeronave e sua documentação serão inspecionadas por servidores da ANAC ou Profissionais Credenciados autorizados.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      A vistoria deve ser realizada presencialmente.

      Tempo estimado de espera :  Até 60 dia(s) corrido(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Todos documentos requeridos pelo formulário F-100-85B.

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) corrido(s)
    4. Solucionar pendências de vistoria

      O requerente deverá providenciar a solução ou esclarecimentos para as pendências identificadas na etapa anterior.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar o andamento do processo pelo SEI.

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) corrido(s)
    5. Aguardar emissão do CAVE

      A ANAC emite CAVE.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acompanhar o andamento do processo pelo SEI.

      Tempo de duração da etapa

      Até 5 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460, de 2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Atos Públicos de Liberação
    • Certificado de Aeronavegabilidade (emissão inicial e revalidação) Ver detalhes

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  • Obter Aprovação de Aeronavegabilidade para Exportação de Produtos Aeronáuticos
  • Obter autorização especial de voo (AEV)
  • Obter Certificação como Organização de Projeto
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ANACCAVEExperimentalCA especialaeronavegabilidadeconstrução amadora
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