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Obter Certificação Expedita

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Certidões e Certificados
Obter Certificação Expedita
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Conforme o Art. 70 do Código Brasileiro de Aeronáutica, toda empresa de manutenção que aprova o retorno ao serviço de partes e produtos aeronáuticos, a serem instalados em aeronaves registradas no Brasil, deve possuir um Certificado de Organização de Manutenção. Essa necessidade de Certificação brasileira se estende às Oficinas no exterior, para que possam prestar serviços às aeronaves registradas no Brasil.

    No entanto, a ANAC pode, a pedido, efetuar a chamada certificação expedita, emitindo autorização caso a caso para que pessoas detentoras de certificados ou licenças expedidas por outros países executem serviços específicos, individualmente identificados, de manutenção, manutenção preventiva, reconstrução ou alteração de artigos, dentro ou fora do território nacional, caso não exista organização certificada e capacitada segundo o RBAC 145 para a realização dos serviços pretendidos.

    A constatação da indisponibilidade de Organização de Manutenção certificada pela ANAC para a realização de um determinado serviço é o fundamento básico para justificar a realização de certificação expedita e sua demonstração é de responsabilidade do solicitante.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Organização de Manutenção previamente certificada para o serviço por autoridade de aviação civil estrangeira.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar certificação expedita

      O pedido de certificação deve ser enviado à ANAC pela Organização de Manutenção que realizará o serviço de manutenção e poderá ser feita por documento em formato livre, não sendo necessária a utilização de formulário específico da Agência.

      Canais de prestação

        Web : 

      O solicitante deve enviar o pedido via Peticionamento eletrônico, escolhendo a opção: Aeronavegabilidade: Certificação Expedita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Pedido de certificação contendo:

        1. O artigo que sofrerá manutenção identificado por fabricante, modelo, PN e SN;
        2. Informação sobre a tarefa de manutenção a ser realizada;
        3. Informação sobre o período em que a tarefa de manutenção deve ser realizada.

      • Declaração de que o solicitante realizou as buscas necessárias no site da ANAC, não identificando qualquer OM que estivesse certificada conforme RBAC 145 para a execução dos serviços (caso não haja OM certificada para o serviço pretendido) ou demonstração de indisponibilidade de OM(s) certificada(s) e capacitada para a realização da atividade de manutenção (caso exista OM certificada para o serviço pretendido) e cópia do certificado; e

      • Licença ou autorização emitida por outro país.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Aguardar certificado

      A ANAC avalia o pedido e, estando em conformidade, emite oficio informando a certificação expedita.

      Canais de prestação

        Web : 

      O solicitante deve acompanhar a emissão do certificado pelo mesmo canal usado na etapa anterior.

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RBAC 43.1(e)-I

    • IS 43.1-001


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: Urbanidade;

    Respeito;

    Acessibilidade;

    Cortesia;

    Presunção da boa-fé do usuário;

    Igualdade;

    Eficiência;

    Segurança; 

    Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter certificação de organização de manutenção de produto aeronáutico doméstica
  • Realizar Emenda a Certificado de Organização de Manutenção de Produto Aeronáutico ou às suas Especificações Operativas
  • Obter Autorização para Execução de Serviços de Manutenção em Outra Localidade ("Fora de Sede").
  • Obter liberação após reparo de aeronaves envolvidas em incidentes/acidentes
  • Certificar-se para explorar serviços aéreos públicos especializados
  • Obter cadastro de mecânico para aprovação de retorno ao serviço de aeronaves submetidas a inspeções até 100 horas
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: ANACManutençãoCertificação Expedita
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