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Obter Bolsa de Iniciação à Docência

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Educação e Pesquisa

Capacitações > Direcionada a professores
Obter Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) " Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Ação que visa aperfeiçoar e valorizar a formação de professores da educação básica, concedendo bolsas a estudantes de licenciatura para que exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de educação básica, contribuindo para a integração entre teoria e prática, para a aproximação entre universidades e escolas e para a melhoria da qualidade da educação brasileira. Os bolsistas são orientados durante todo o projeto por um professor da universidade e pelo professor supervisor da escola. https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/carta-de-servicos-ao-uusario/obter-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Estudantes dos cursos de licenciatura selecionados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) para participarem de projetos de iniciação à docência;
    • Discentes que estejam matriculados em curso licenciatura ao ingressar no programa;
    • Docentes das IES aprovados em edital; e
    • Professores das escolas de educação básica habilitadas pelas secretarias de educação.

    Os requisitos e os documentos necessários estão descritos nos editais de seleção e na portaria de regulamentação do programa, disponíveis a seguir: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Inscrição

      As Instituições de Ensino Superior (IES) acessam o edital do programa, na página da CAPES, e verificam a documentação necessária: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo e-mail pibid@capes.gov.br.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação oficial com foto

      • CPF

      • Dados bancários

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Envio dos dados

      As IES enviam os dados e documentos para se candidatar por meio do Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes), conforme indicado em edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo e-mail pibid@capes.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Resultado da seleção

      As Instituições de Ensino Superior verificam o resultado da seleção, para a distribuição das cotas de bolsas, na página eletrônica da CAPES.

       

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo e-mail pibid@capes.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Habilitação das escolas de educação básica

      As secretarias de educação habilitam as escolas de educação básica para participarem do programa, por meio da Plataforma Freire da CAPES, conforme informado em edital.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://freire.capes.gov.br/ 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo e-mail pibid@capes.gov.br.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Processo de seleção para os participantes com direito a bolsa.

      As Instituições de Ensino Superior aprovadas fazem processo de seleção para os participantes com direito a bolsa. Os candidatos devem acessar o edital de seleção lançado pela respectiva instituição.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o edital de seleção lançado pela IES.

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com a IES

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    6. Acompanhamento do resultado pelo candidato

      Os candidatos deverão acompanhar o resultado do processo seletivo que será divulgado nos canais das Instituições de Ensino Superior.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o resultado do edital de seleção lançado pela IES.

       

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com a IES.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    7. Convocação dos candidatos

      As Instituições de Ensino Superior convocam os candidatos aprovados para cadastro na Plataforma Freire e no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA).

      O Coordenador Institucional e os coordenadores de área também cadastram os candidatos aprovados nos sistemas.

      Canais de prestação

        Web : 

      O Coordenador Institucional e os coordenadores de área cadastram os candidatos aprovados nos sistemas

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com o Coordenador Institucional 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Previsto nos regulamentos do Programa.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Para mais informações sobre este serviço, entre em contato pelo e-mail pibid@capes.gov.br. Em caso de solicitações, elogios, reclamações ou sugestões, favor entrar em contato por meio do Fale Conosco ou da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação - Fala.BR.


    Este é um serviço do(a) Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na Lei nº 13.460/2017, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes: urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé do usuário, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº 13.460/2017, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/ 2000.


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SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Participar de cursos de Licenciaturas para formação de professores da educação básica nas redes públicas e comunitárias - PARFOR e
  • Participar de processo seletivo para bolsas do PIBIC e PIBIT no MPEG
  • Matricular-se em curso de Formação Inicial e Continuada - IFPA
  • Bolsa Permanência
  • Curso Aberto (MOOC) do Ifes
  • Capacitar-se e certificar-se em linguas estrangeiras
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: licenciaturabolsaprofessor
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