O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
É um programa do Ministério da Educação do Brasil (MEC) que oferece apoio financeiro a estudantes de cursos de licenciatura, incentivando a formação de professores e a permanência nos cursos. Essa ação tem o objetivo de atrair estudantes que obtiveram alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para carreira docente.
Os estudantes que participam do programa recebem um benefício mensal de R$ 1.050, que é dividido da seguinte forma:
- R$ 700 pagos mensalmente durante o curso.
- R$ 350 depositados em uma poupança, que só pode ser resgatada após a conclusão do curso, caso o estudante ingresse na rede pública de ensino em até cinco anos.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
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Quem pode utilizar este serviço?
Estudantes que obtiveram nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que ingressaram em cursos de licenciatura presenciais por meio do Edital Nº 35/2024 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), da edição do primeiro semestre de 2025 do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou da edição do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os requisitos e os documentos necessários estão descritos nos editais de seleção e na portaria de regulamentação do programa, disponíveis em:
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Etapas para a realização deste serviço
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Cadastrar currículo e pré-inscrição
Os candidatos elegíveis deverão acessar a Plataforma Freire para cadastrar o currículo e realizar a pré-inscrição no programa Pé-de-Meia Licenciaturas, seguindo o Tutorial de inscrição no Pé de Meia Licenciaturas.
Canal de prestação: Plataforma Freire
Prazo: previsto em edital
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelTempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Verificar resultado da seleção
O candidato poderá verificar o resultado da primeira chamada na página da CAPES https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pe-de-meia-licenciaturas. O resultado da segunda chamada pode ser verificado na Plataforma Freire.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelTempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Cadastrar os bolsistas pelos pontos focais no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA)
O ponto focal do programa na Instituição de Ensino Superior realiza o cadastro dos candidatos aprovados no sistema SCBA, da CAPES, para recebimento da bolsa.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível0800 616161 - opção 7 - para assuntos da CAPES (segunda a sexta-feira das 8h às 20h), ou envio de e-mail para o Fale Conosco (faleconosco@capes.gov.br)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Registrar aceite do termo de compromisso no Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA)
O estudante aprovado e cadastrado pelo ponto focal da Instituição de Ensino Superior no sistema SCBA deverá acessar esse sistema para aceitar o termo de compromisso do programa e estar apto a receber o primeiro pagamento.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível0800 616161 - opção 7 - para assuntos da CAPES (segunda a sexta-feira das 8h às 20h), ou envio de e-mail para o Fale Conosco (faleconosco@capes.gov.br)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Receber pagamento do apoio financeiro
A bolsa (R$ 700) e o incentivo docência (R$ 350), são depositados mensalmente em poupança social, aberta de forma automática pelo Banco do Brasil em nome do aluno. A bolsa fica disponível para saque, enquanto o incentivo só poderá ser resgatado após cumprimento das condicionantes do Programa. Para ativar a conta, é preciso baixar o aplicativo do Banco do Brasil no celular, selecionar a opção “Poupança Social”, inserir o CPF, os dados cadastrais, incluir a foto do documento e uma selfie.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível0800 616161 - opção 7 - para assuntos da CAPES (segunda a sexta-feira das 8h às 20h), ou envio de e-mail para o Fale Conosco (faleconosco@capes.gov.br)
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
Cumprir critérios para manutenção do apoio
Os pontos focais das instituições de ensino acompanham os alunos para verificar se eles estão cumprindo os critérios de frequência e desempenho acadêmico para manutenção mensal e renovação anual do apoio financeiro, definido na Portaria CAPES nº 220/2025.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelCanais da própria instituição
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda
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Cadastrar currículo e pré-inscrição
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimadoPrevisto em edital.
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
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- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço