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Você está aqui: Página Inicial Serviços Autorizar prestação não regular e eventual de serviço de transporte ferroviário de passageiro com finalidade turística, cultural e comemorativa

Autorizar prestação não regular e eventual de serviço de transporte ferroviário de passageiro com finalidade turística, cultural e comemorativa

Info

Viagens e Turismo

Turismo > Serviços Turísticos
Autorizar prestação não regular e eventual de serviço de transporte ferroviário de passageiro com finalidade turística, cultural e comemorativa
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Solicitação de autorização para prestação não regular e eventual de serviços de transporte ferroviário de passageiros, com finalidade turística, histórica e cultural ou comemorativa.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Quaisquer pessoas jurídicas que cumpra os requisitos da Resolução nº 359/03 ou outra que venha substituí-la.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerimento para Finalidade Turística, Histórica e Cultural

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento com a indicação do trecho, assinado pelo representante legal da PJ interessada;

      • Proposta Técnico-Operacional contendo Memorial descritivo da operação, Previsão da Demanda, Potencial Turístico, Comprovação da capacidade técnica do pessoal, Relação do Material Rodante, Laudo Técnico do Material Rodante acompanhado da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, Relação de infra e superestrutura a ser utilizada, compreendendo a relação de estações e pátios;

      • Benefícios Econômico-Financeiros contendo repercussão econômico-social e no desenvolvimento turístico e cultural;

      • Manifestação formal da Concessionária;
        Sociedade Comercial Ato constitutivo, estatuto ou contrato Social;

      • CNPJ;
        Certidão de Regularidade com a União (Tributos Federais - Dívida Ativa da União);
        Certidão de Regularidade com a Fazenda Estadual ou Distrital, Fazenda Municipal, FGTS – CRF;

      • Balanço Patrimonial do último exercício, acompanhado das Demonstrações Contábeis;
        Proposta de Seguro de Responsabilidade Civil;
        Proposta de Seguro de Acidentes Pessoais;
        Contrato Operacional Específico.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Requerimento de Finalidade Comemorativa

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Requerimento com a indicação do trecho, assinado pelo representante legal da PJ interessada;

      • Termo de Entendimento;

      • Laudo Técnico do Material Rodante acompanhado da ART - Anotação de Responsabilidade Técnica;

      • Apólice de Seguro de Responsabilidade Civil;
        Apólice de Seguro de Acidentes Pessoais.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    3. Análise dos documentos e autorização da ANTT.

      Canais de prestação

        Web : 

      https://solicitacao.servicos.gov.br/processos/4d2b7ce4-6e6f-43a1-babc-3fbf44454aae

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Até 120 dias, após o recebimento da documentação pela ANTT.

      Tempo de duração da etapa

      Até 120 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 120 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Tempo médio é de 60 (sessenta) dias para prestação do serviço para autorização de transporte ferroviário de passageiros com finalidade turística.

    Tempo médio é de 30 (trinta) dias para prestação do serviço para autorização de transporte ferroviário de passageiros com finalidade comemorativa.

    Conforme Art. 2º da Resolução ANTT nº 5.908, de 15 de setembro de 2020, a omissão da Agência em proferir decisão no prazo estabelecido (120 dias) importa na aprovação tácita do pleito.

    Este serviço é gratuito para o usuário.

    Trata-se de um serviço com Risco de Nível  III – conforme classificação disposta no Anexo à Resolução ANTT nº 5.908. de 15 de setembro de 2020.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    https://antt-hml.antt.gov.br/web/guest/fale-conosco


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Terrestres . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Decreto nº 1.832/1996, Lei nº 10.233/2001, Resolução ANTT nº 359/2003, Decreto nº 5.296/2004, Resolução ANTT nº 3.535/2010, Resolução ANTT nº 3.795/2012 e Resolução ANTT nº 5.908/2020.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

      • Urbanidade;
      • Respeito;
      • Acessibilidade;
      • Cortesia;
      • Presunção da boa-fé do usuário;
      • Igualdade;
      • Eficiência;
      • Segurança; e
      • Ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela Lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000.


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Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: autorizaçãotremturísticohistóricoculturalcomemorativo
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