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Obter autorização da Antaq para transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Transporte
Obter autorização da Antaq para transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter autorização para que a pessoa jurídica, constituída nos termos da legislação brasileira e com sede e administração no país, que tenha por objeto a prestação de serviços de transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação interior de travessia, em uma determinada linha de navegação de travessia, nos termos da Lei nº 10.233/2001. Os instrumentos normativos pertinentes são a Resolução Antaq nº 1.274/2009, a Resolução Antaq nº 3.285/2014 (para MEIs) e a Resolução Antaq nº 7.753/2020 (para travessias privadas)

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Representantes de empresas, empresários ou MEI que tenham por objeto social o transporte de passageiros, veículos e/ou cargas na navegação interior de travessia em percurso interestadual, internacional, em situação de fronteira ou em diretriz de rodovia federal.

    Ser pessoa jurídica constituída nos termos da legislação brasileira e ser proprietária ou afretadora de embarcação adequada ao transporte pretendido.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar autorização da ANTAQ para operar como EBN no transporte de passageiros, veículos e cargas na navegação de travessia

      Formalizar requerimento acompanhado de ficha de cadastro de empresa brasileira de navegação, esquema operacional pretendido e documentos relativos aos requisitos técnicos (frota), jurídico-fiscais (da empresa e certidões) e econômico-financeiros (balanço patrimonial)

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Outorgas Eletrônico - SOE

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o SOE esteja indisponível, pode-se efetuar o requerimento através de peticionamento eletrônico no 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI

        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI 

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Caso o SEI esteja indisponível, pode-se formalizar o requerimento protocolando diretamente nas unidades administrativas da ANTAQ

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Contrato social

        CNPJ

        Procuração (se for o caso)

        Balanço Patrimonial 

        Certidões negativas

        Documentos de propriedade, de segurança e fotografias de embarcação (contrato de afretamento se for o caso)

        Seguro DPEM

        Requerimento informando esquema operacional

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 20 e 40 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo de atendimento até a emissão do termo de autorização pode variar conforme verificação de pendências e inconsistências na documentação e informações juntadas pelo requerente, cabendo inclusive o arquivamento do requerimento caso persistam.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Gerência de Outorgas de Autorização - GOA

    goa@antaq.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Aquaviários . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    A autorização para operar como EBN no transporte em travessias reguladas pela ANTAQ é por prazo indeterminado, podendo ser extinta por renúncia, extinção, revogação ou cassação, de acordo com os termos previstos na legislação e normativos de regência.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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  • Solicitar autorização e registro na Antaq para afretamento de embarcação estrangeira
  • Solicitar homologação da Antaq para Acordo Operacional na navegação marítima ou interior
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: transportetravessiaantaq
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