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Obter autorização da Antaq para transporte de cargas na navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Transporte
Obter autorização da Antaq para transporte de cargas na navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Obter autorização para que a pessoa jurídica, constituída nos termos da legislação brasileira e com sede e administração no país, que tenha por objeto a prestação de serviços de transporte aquaviário de cargas na navegação interior de percurso longitudinal Interestadual e Internacional, possa exercer essa atividade, nos termos da Lei nº 10.233/2001, da Lei nº 9.432 e da Resolução Antaq nº 1.558/2009.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras que tenham o objetivo de prestar o referido serviço de transporte aquaviário.

    A pessoa jurídica deve ter como objeto social o transporte de cargas em percurso interestadual ou internacional na navegação interior, ser proprietária ou afretadora de embarcação adequada ao transporte pretendido, estar regular perante as fazendas Federal, Estadual e Municipal, não ter processos abertos de falência, concordata ou recuperação judicial e apresentar Patrimônio Líquido positivo em seu último balanço patrimonial. Para maiores detalhes, deve-se consultar a Resolução nº 1.558-ANTAQ, de 2009.  

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar autorização

      Os interessados devem protocolar as informações e documentos requeridos na legislação em vigor e na Resolução Antaq nº 1.558/2009 por meio do Sistema de Outorga Eletrônica - SOE.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema de Outorga Eletrônica - SOE

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
        Web : 

      Sistema Eletrônico de Informações - SEI/Antaq

      Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Protocolo do requerimento e documentos diretamente nas unidades administrativas da ANTAQ

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Certidões de cartório

        Procuração do representante legal

        Certidões da Receita Federal

        CNPJ

        Contrato Social

        FGTS

        Registro da Junta Comercial

        Registro em Cartório

        Documentos referentes à frota, com validade em vigência - documento de propriedade, de segurança da navegação, fotografias e Seguro DPEM; se afretada a casco nu, contrato de afretamento válido por no mínimo um ano e termo de entrega da embarcação

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 20 e 40 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    O prazo para emissão da autorização pode variar conforme a existência ou não de pendências e inconsistências na documentação e informações prestadas.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Gerência de Outorgas de Autorização - GOA

    goa@antaq.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Aquaviários . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Informações adicionais ao tempo de validade

    A autorização para operar como EBN no transporte longitudinal de cargas na navegação interior de percurso interestadual e internacional é por prazo indeterminado, podendo ser extinta por renúncia, extinção, revogação ou cassação, de acordo com os termos previstos na legislação e normativos de regência.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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  • Solicitar homologação da Antaq para Acordo Operacional na navegação marítima ou interior
  • Solicitar autorização e registro na Antaq para afretamento de embarcação estrangeira
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: antaqcargastransportelongitudinalinterior
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