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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter autorização para Serviço Limitado Móvel Aeronáutico ou Marítimo

Obter autorização para Serviço Limitado Móvel Aeronáutico ou Marítimo

Info

Comunicações e Transparência Pública

Telecomunicações > Autorizações
Obter autorização para Serviço Limitado Móvel Aeronáutico ou Marítimo (SLMA e SLMM) " Serviço Limitado Móvel Aeronáutico" , " Serviço Limitado Móvel Marítimo"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 30/09/2025
  • O que é?

    O SLMA é o serviço de telecomunicações móvel, de interesse restrito, explorado em âmbito nacional e internacional, no regime privado e sem exclusividade, que possibilita a transmissão e recepção de informações por meio de radiocomunicação entre Estações de Aeronave e Estações Aeronáuticas, bem como entre estas e outras estações, incluindo dispositivos de segurança e salvamento.
    O SLMM é o serviço de telecomunicações móvel, de interesse restrito, explorado em âmbito nacional e internacional, no regime privado e sem exclusividade, que possibilita a transmissão e recepção de informações por meio de radiocomunicação entre Estações Costeiras, Portuárias e Móveis Marítimas, bem como entre estas e outras estações, incluindo dispositivos de segurança e salvamento.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Pessoas físicas e jurídicas.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar cadastro no SEI

      O cadastro no SEI deverá ser feito pelo interessado ou seu representante legal:
      I) Preenchendo o formulário de cadastro online.
      II) Enviando o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade e as cópias de RG e CPF (autenticadas ou com original para autenticação administrativa) seguindo as orientações do item 2 do Manual do SEI.

      Canais de prestação

        Web : 

      Manual do SEI

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Procuração Eletrônica

      O próprio interessado ou o seu representante legal que deseja investir terceiros de poderes para representá-los nas demandas do serviço deverá:
      I) Fazer login no Acesso Externo do SEI através do link https://www.anatel.gov.br/seiusuarioexterno.
      II) Proceder conforme o Manual do Usuário Externo do SEI, tópico 7.

      Canais de prestação

        Web : 

      Manual do SEI

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Acesso ao Mosaico

      O próprio interessado ou o seu representante legal deverá:
      I) Acessar o endereço https://apps.anatel.gov.br/acesso.
      II) Clicar no botão Entrar com gov.br.
      III) Depois de entrar, clicar no botão MOSAICO.

      Canais de prestação

        Web : 

      Sistema Mosaico

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Autorização e Serviço Notificado

      O próprio interessado ou seu representante elencado no SEI deverá:
      I) Obter autorização do serviço de Interesse Coletivo ou do Serviço de Interesse Restrito.
      II) Notificar o interesse em prestar a submodalidade Serviço Limitado Móvel Aeronáutico conforme os procedimentos detalhados no Manual do Sistema Mosaico.

      Canais de prestação

        Web : 

      Manual do Sistema Mosaico

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Licenciamento da Estação

      O próprio interessado ou seu representante elencado no SEI deverá:
      I) Acessar o módulo MMAR do MOSAICO.
      II) Solicitar o licenciamento da estação seguindo os procedimentos previstos no Manual do Sistema Mosaico.

      Canais de prestação

        Web : 

      Manual do Sistema Mosaico

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    por meio de um registro de solicitação no Serviço de Atendimento via Internet (https://www.anatel.gov.br/consumidor/canais-de-atendimento/internet). Assim, o questionamento será analisado e encaminhado à área competente. Existe ainda possibilidade de as demandas serem efetuadas por meio da Central de Atendimento Telefônico, ligue 1331. A Central funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 20h e a ligação é gratuita de qualquer localidade no país.

    No registro da solicitação, favor fornecer informações básicas, como o nome do serviço, CPF/CNPJ e UF do interessado, número do processo.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Telecomunicações . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética.

    Em atendimento ao disposto na Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD), disponibilizamos os Termos de Uso referentes aos sistemas interativos utilizados pela Anatel para a outorga dos serviços de telecomunicações:

    - Sistema Mosaico;

    - Sistema STEL;

    - Sistema SCRA;

    - Sistema SEC;

    - Sistema SMMDS.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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  • Matricular Aeronave Certificada
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: comunicaçãoaviõesnavios
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