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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter Autorização para Aquisição de Armas, Munições e Petrechos

Obter Autorização para Aquisição de Armas, Munições e Petrechos

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Justiça e Segurança

Regulação e Fiscalização > Segurança Privada
Obter Autorização para Aquisição de Armas, Munições e Petrechos " Compra de armas para empresas de segurança privada"
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Avaliação: 4.8 (257)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    As empresas de segurança especializadas e as que possuem serviço orgânico de segurança poderão utilizar as armas, munições (letais e/ou não letais) e, no caso de empresas de curso de formação poderão adquirir também, material e petrechos para recarga, conforme respectivas autorizações que possuírem.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas especializadas em Segurança Privada ou empresas com Serviço Orgânico de Segurança Privada.

    A empresa de segurança privada deve estar regular junto à Polícia Federal

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Enviar a solicitação

      O requerimento deverá ser enviado pelo Sistema GESP, com acesso através de Certificado Digital. Após deferida a solicitação, será publicado Alvará no Diário Oficial da União, e disponibilizado à empresa para ciência também através do Sistema  GESP.

      Obs.: O prazo de 60 dias se refere ao tempo de análise da solicitação na PF.

      Canais de prestação

        Web : 

      Os requerimentos deverão ser enviados pela plataforma digital GESP, acessada por meio de Certificação Digital através no link https://servicos.pf.gov.br/pgdwebcertificado/.

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Enviar e-mail para dpsp.cgcsp.dpa@pf.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Para serviços de vigilância patrimonial e segurança pessoal o cadastro da empresa no Sistema GESP deverá estar atualizado com o total de vigilantes da empresa, contratos de vigilância armada novos e em vigor e a alocação das armas nos respectivos postos de serviço desses contratos.

      • Para serviços de transporte de valores e escolta armada o GESP deverá estar atualizado com o total de veículos especiais de transporte de valores e veículos de escolta, bem como o total de vigilantes com extensão em cada uma das atividades.

      • Para cursos de formação será considerada a capacidade de formação dos últimos 6 meses, ou a previsão de formação no caso de empresas novas.

      • Comprovante do recolhimento da taxa de autorização para compra de armas, munições, explosivos e petrechos de recarga, com código de receita 140287 disponibilizado pelo site https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/gru/seguranca-privada.

      • Os contratos devem conter o número de vigilantes, local da prestação do serviço e total de armas previsto para a execução do contrato. Serão considerados para demandas novas contratos, em vigor há, no máximo, seis meses. 

      • Serviços orgânicos não possuem contratos, de modo que a sua necessidade operacional será verificada caso a caso, por parecer da unidade local da PF. 

      Custos

      • Taxa De Autorização Para Compra De Armas, Munições, Explosivos E Petrechos De Recarga
        R$ 474,25

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) útil(eis)
    2. Acompanhar a solicitação

      Após o envio da solicitação, o interessado(a) deve acompanhar através do Sistema GESP, semanalmente, o andamento do processo de Solicitação de Autorização para Compra de Armas, Munições e Petrechos.

      Podem ser encontradas pendencias no processo pela PF, que notificará a empresa a corrigir os dados e/ou documentos necessários. O recebimento da notificação e envio da resposta também são efetuados também através do sistema GESP.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesso ao Sistema GESP

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2024-8172 ou pelo e-mail dpsp.cgcsp.dpa@pf.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 60 dia(s) útil(eis)
    3. Comunicar a aquisição do material controlado

      Após a aprovação da solicitação da Autorização para Compra de Armas, Munições e Petrechos, a empresa deve comunicar através do Sistema GESP a efetiva aquisição do material controlado autorizado, ou justificar o motivo da não aquisição, caso ocorra.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesso ao Sistema GESP

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (61) 2024-8172 ou pelo e-mail dpsp.cgcsp.dpa@pf.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 dia(s) útil(eis)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 60 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Horários e peculiaridades de atendimento nas unidades PF:

    No caso de dúvidas relativas à particularidades locais das unidades de atendimento, tais como: dias e horário de funcionamento da unidade, necessidade ou não de agendamento prévio, dentre outras, consulte uma unidade da Polícia Federal.

    Email da dpsp.cgcsp.dpa@pf.gov.br


    Este é um serviço do(a) Polícia Federal . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 90 dia(s)

    Legislação
    • Lei nº 7.102/83

      Decreto nº 89.056/83

      Portaria nº 18.045/23-DG/PF


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética
    • Os valores das taxas para prestação de serviços podem sofrer alterações devido a mudança da legislação respectiva.

    • A análise dos processos obedece a ordem cronológica de protocolo.

    • O pedido será analisado com base em critérios de aferição da necessidade operacional da empresa, os quais podem ser consultados nos artigos 114 e seguintes da 3.233-12 DG/DPF.

    • As movimentações processuais poderão ser consultadas pelo sistema GESP a qualquer tempo através com menu "Processo Autorizativo > Acompanhar > situação do Processo = Em Andamento".


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.

    Serviços PF.png


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  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Armas, Munição, Petrechos, Recarga, Compra, Autorização
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