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Você está aqui: Página Inicial Serviços Obter autorização da ANTAQ para celebração de contrato de transição

Obter autorização da ANTAQ para celebração de contrato de transição

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aquaviário > Instalações Portuárias
Obter autorização da ANTAQ para celebração de contrato de transição " contrato de transição" , " exploração transitória"
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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Serviço destinado à obtenção de autorização da ANTAQ para celebração de contrato de transição entre a administração do porto e uma empresa interessada na exploração transitória de área ou instalação portuária. A autorização objetiva garantir a continuidade da prestação dos serviços portuários ou a regularização da exploração da área até a conclusão de processo licitatório, nos termos do art. 37 da Resolução nº 127/2025-ANTAQ.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Autoridades Portuárias

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar autorização à ANTAQ

      A autoridade portuária deverá encaminhar requerimento específico à ANTAQ, por meio de peticionamento eletrônico no SEI-ANTAQ, devidamente instruído com a documentação obrigatória.

      Canais de prestação

        Web : 

      Peticionamento eletrônico por meio do SEI-ANTAQ – Usuário Externo

      Peticionamento -> Processo Novo -> Tipo de Processo: Finalístico: Autorização para Transição de Áreas Portuárias

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail: GPO@antaq.gov.br 

      Ouvidoria ANTAQ: 0800 644 5001 | ouvidoria@antaq.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • REQUERIMENTO DE AUTORIZAÇÃO PARA CONTRATO DE TRANSIÇÃO (preenchido por meio de peticionamento eletrônico)
        • DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ANEXOS AO REQUERIMENTO

        1. Declaração de adimplência da empresa junto à Autoridade Portuária;

        2. Minuta do Contrato de Transição (com cláusulas essenciais e preenchida) e anexos

        3. Planta de Localização da Área (em KML, KMZ ou formato equivalente);

        4. Comprovante do Chamamento Público (caso aplicável)

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Elaborar manifestação técnica da ANTAQ

      A Gerência de Portos Organizados realiza a análise técnica do pedido, com base na documentação apresentada e nas disposições da Resolução nº 127/2025-ANTAQ. Após a análise, os autos são encaminhados à Superintendência de Outorgas (SOG) para aprovação técnica.

      A SOG avalia o pleito com base na instrução técnica elaborada pela GPO e profere manifestação técnica quanto à autorização solicitada. Os autos são encaminhados ao diretor-relator para deliberação.

      Canais de prestação

        Web : 

      SEI-ANTAQ – Usuário Externo

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail: GPO@antaq.gov.br 

      Ouvidoria ANTAQ: 0800 644 5001 | ouvidoria@antaq.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Em média 15 dia(s) corrido(s)
    3. Apreciar e deliberar – Diretoria da ANTAQ

      Recebido os autos, o Diretor-Relator examina a matéria, elabora voto e submete à Diretoria Colegiada.
      Após manifestação do Diretor-Relator, os demais Diretores votam, formalizando a deliberação da ANTAQ.




      Canais de prestação

        Web : 

      SEI-ANTAQ – Usuário Externo

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      E-mail: GPO@antaq.gov.br 

      Ouvidoria ANTAQ: 0800 644 5001 | ouvidoria@antaq.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Entre 30 e 45 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 60 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    GPO@antaq.gov.br


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Transportes Aquaviários . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Legislação
    • Resolução ANTAQ nº 127
      Lei nº 12.815/2013 (Lei dos Portos)
      Lei nº 10.233/2001
      Lei nº 9.784/1999


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Solicitar da Antaq análise de Projetos Executivos apresentados no âmbito das Concessões e dos Arrendamentos Portuários
  • Enviar dados previstos no contrato de concessão aeroportuária
  • Incorporar/Desincorporar bens da União ao/do patrimônio dos portos organizados.
  • Solicitar à Antaq autorização para operação em caráter emergencial e especial
  • Registrar na Antaq comunicação sobre alteração de frota
  • Obter análise da Antaq quanto à alteração da tabela de preços de instalações portuárias arrendadas ou autorizadas.
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: transiçãocontratoporto organizado
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