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Obter alocação de frequências internacionais

Info

Infraestrutura, Trânsito e Transportes

Transporte Aéreo > Autorizações e Aprovações
Obter alocação de frequências internacionais
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Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    O objetivo do serviço é a alocação de frequências para a realização de serviços aéreos internacionais regulares por empresas brasileiras. Para verificar as situações em que a alocação é necessária, consulte a legislação pertinente (listada abaixo) e a seção “Frequências Internacionais” do site da ANAC.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas brasileiras de transporte aéreo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer alocação

      Acessar o sistema de Protocolo Eletrônico SEI! e gerar um processo do tipo "Empresas, Oper. e Serv. Aéreos: Alocação de Frequências Internacionais", onde devem ser anexados os documentos indicados abaixo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato pelo site Fale com a Anac ou pelo telefone 163.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Formulário Frequências Internacionais, conforme Portaria ANAC nº 2.885/SAS/2018, já disponível no próprio SEI!.

      • Procuração ou documento de representação (se aplicável).

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
    2. Receber comunicação da ANAC

      O usuário deve aguardar a análise da ANAC e a comunicação com o resultado.
      O andamento do processo pode ser consultado a qualquer tempo no sistema Protocolo Eletrônico SEI!.

      Canais de prestação

        Web : 

      Protocolo Eletrônico

      Tempo de duração da etapa

      Até 70 dia(s) corrido(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 15 e 70 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Estima-se a conclusão do processo de alocação de frequências em até 15 dias, exceto nos casos em que haja a consulta de que trata o Art. 6º da Resolução nº 491, de 5 de setembro de 2018.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Acesse o Fale com a ANAC ou ligue para o Canal de Atendimento 163.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Aviação Civil . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Resolução nº 491, de 05 de setembro de 2018.

    • Portaria 2885, de 13 de setembro de 2018.


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • urbanidade,
    • respeito,
    • acessibilidade,
    • cortesia,
    • presunção da boa-fé,
    • igualdade,·
    • eficiência,
    • segurança e
    • ética.

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


  • Atos Públicos de Liberação
    • Alocação de frequências internacionais Ver detalhes

SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter designação para país estrangeiro (empresas aéreas brasileiras)
  • Obter autorização para realização de operações não-regulares por empresas estrangeiras
  • Obter autorização para transporte de carga externa – helicóptero
  • Obter Vinculação de Usuário Administrador no Sistema de Registro de Serviços Aéreos
  • Obter autorização para Eventos Aéreos
  • Obter Certificação como Organização de Projeto
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: vôos internacionaislinha aéreaautorizaçãoalocaçãoferquência
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