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Cadastrar imóvel rural

Info

Agricultura e Pecuária

Outros Serviços > Imóveis
Cadastrar imóvel rural
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Avaliação: 3.5 (606)
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    Incluir um imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra.

    Só com os dados das áreas atualizados no Sistema os proprietários ou detentores dos imóveis podem tirar o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) – documento obrigatório para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural, e conseguir financiamentos bancários.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todas as pessoas físicas ou jurídicas detentoras de imóvel rural não cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro de Imóvel Rural (SNCR) do Incra.

    Ser proprietário, titular do domínio útil ou possuidor de imóvel rural destinado à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial, como definido no item I do Art. 4º da Lei nº 4.504/1964.

    No caso de declaração prestada para outros, o usuário deverá estar autorizado a realizar o serviço por meio de uma procuração particular ou pública.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar a inclusão cadastral do titular ou do imóvel rural

      Solicitar a inclusão cadastral dos dados do imóvel rural ou dos proprietários/posseiros, seja pessoa física ou jurídica, no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse a Declaração para Cadastro Rural.

        Presencial : 

      Nas Salas de Cidadania das Superintendências Regionais e Unidades Avançadas do Incra;

      Nas unidades Municipais de Cadastramento e Salas da Cidadania existentes nas prefeituras e entidades parceiras do Incra.

      Consulte a relação de unidades de atendimento.

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Consulte o manual com as orientações e documentos para realizar a inclusão cadastral do proprietário ou imóvel rural no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Incra.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Coordenação-Geral de Cadastro do Sede do Incra (em Brasília/DF) e Serviço de Cadastro Rural das Superintendências do Incra nos estados. Consulte os endereços, telefones das unidades do Incra nos estados. Mais informações pelos telefones (61) 3411-7370, 3411-7380 e 3411-7378.


    Este é um serviço do(a) Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    Conforme a Lei nº 13.460/17, o usuário deverá receber um atendimento com:

    Urbanidade;

    Respeito;

    Acessibilidade;

    Cortesia;

    Presunção da boa-fé do usuário;

    Igualdade;

    Eficiência;

    Segurança;

    Ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público tem direito ao atendimento presencial, quando necessário, em instalações higiênicas, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Com base na Lei nº 10.048/2000, serão atendidos primeiro:

    Pessoas com deficiência;

    Idosos (idade igual ou maior que 60 anos);

    Grávidas;

    Mulheres que ainda estão amamentando;

    Pessoas com crianças de colo;

    Obesos.


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  • Consultar CAFIR e CNIR
  • Consultar Código do Imóvel Rural
  • Emitir CCIR
  • Cancelar ou transferir CIB não vinculado no CAFIR
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  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Imóvel ruralInclusão cadastralSNCR
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