O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
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O que é?
É um serviço da Secretaria Nacional de Trânsito - Senatran que permite ao cidadão que seja pessoa com deficiência ou idoso emitir a Credencial de Estacionamento. A credencial é obrigatória para utilizar vagas especiais de estacionamento em vias públicas e estabelecimentos privados, conforme previsto na legislação vigente.
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Quem pode utilizar este serviço?
Cidadão que:
- Possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida;
- Atenda aos critérios estabelecidos na Resolução CONTRAN nº 1.012, de 14 de outubro de 2024;
- Esteja autenticado no Portal de Serviços SENATRAN.
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Etapas para a realização deste serviço
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Emitir Credencial de Estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)- (Opção 1)
Se você ainda não possui a Carteira Digital no seu celular, clique aqui.
Faça o login no app instalado em no celular e clique em “Condutor”, localizado na tela principal. Na tela seguinte, clique em “Credencial de Estacionamento”.
Em seguida, selecione entre as opções “Credencial de idoso” ou “Credencial de pessoa com deficiência”. Clique em “Emitir credencial”.
Canais de prestação
Aplicativo móvel :Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
Emitir Credencial de Estacionamento pelo Portal de Serviços- (Opção 2)
Acesse o Portal de Serviços com Certificado Digital ou CPF/SENHA. Clique em “Entrar com gov.br” no canto superior direito e insira seus dados. Após o login, localize o bloco “Condutor” e clique em “Credencial de Estacionamento”. Escolha entre “Idoso” ou “Pessoa com Deficiência (PcD)” e clique em “Prosseguir”. Obs.: consulte os órgãos que emitem a credencial clicando aqui.
Canais de prestação
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
CPF
Tempo de duração da etapa
Atendimento imediato -
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Emitir Credencial de Estacionamento pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)- (Opção 1)
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Outras Informações
Quanto tempo leva?Não estimado ainda
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
Este é um serviço do(a) Ministério dos Transportes . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
- Urbanidade;
- Respeito;
- Acessibilidade;
- Cortesia;
- Presunção da boa-fé do usuário;
- Igualdade;
- Eficiência;
- Segurança; e
- Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.
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Você precisa ter uma conta nível Bronze, Prata ou Ouro para acessar este serviço.
Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço