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Você está aqui: Página Inicial Serviços Emitir Boleto para a Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União

Emitir Boleto para a Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União

Info

Finanças, Impostos e Gestão Pública

Impostos e Obrigações > Pagamentos e Restituições
Novo
Emitir Boleto para a Cobrança pelo Uso da Água de Domínio da União " Cobrança pelo Uso da Água"
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Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 24/11/2025
  • O que é?

    A ANA emite o boleto que permite ao usuário pagar a cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio da União, ou seja,
    daqueles rios ou demais cursos d’água que atravessam mais de um estado da federação e que já estão com serviço de cobrança
    vigorando.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Para os usuários de recursos hídricos em rios de domínio da União localizados nas bacias hidrográficas que já tenham
    implementado a cobrança pelo uso da água.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Emitir boleto

      Visitar https://boletoonline.ana.gov.br/ 

      Preencha o registro para emitir o boleto com o endereço do empreendimento, o nome do representante legal, o n.º CNARH e o
      cadastramento da senha para o acesso; siga a orientações. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse o site ou Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Envie um e-mail para: COBRANCA@ANA.GOV.BR

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Código de registro no Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).
        • Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Atendimento imediato

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Envie um e-mail para: COBRANCA@ANA.GOV.BR


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Válido por 1 ano(s)

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Obter a Regularização do Uso da Água de Domínio da União
  • Fazer a Declaração de Uso de Recursos Hídricos (DURH)
  • Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
  • Emitir boleto de multa de processo administrativo
  • Solicitar o uso e reprodução de imagens da ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico
  • Cadastro de Inspeção de Segurança de Barragens
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: cobrança pelo uso da águacobrançaagência nacional de águas
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