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Você está aqui: Página Inicial Serviços Denunciar o Uso Irregular de Recursos Hídricos e a Situação de Segurança de Barragens

Denunciar o Uso Irregular de Recursos Hídricos e a Situação de Segurança de Barragens

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Meio Ambiente e Clima

Autorizações, Anuências e Licenças > Autorizações
Novo
Denunciar o Uso Irregular de Recursos Hídricos e a Situação de Segurança de Barragens " denúncia sobre uso da água" , " denúncia sobre segurança de barragens"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 05/01/2023
  • O que é?

    Qualquer cidadã ou cidadão, órgão e entidade pública federal, estadual e municipal podem apresentar denúncia sobre o uso
    irregular de recursos hídricos ou situações que possam impactar a segurança de barragens.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Para os cidadãos, órgãos gestores, instituições públicas federais, estaduais e municipais que queiram denunciar o uso
    irregular de recursos hídricos em rios de domínio da União e a segurança de barragens.

    O cidadão que quiser registrar uma denúncia deverá:
    • Identificar o nome do corpo hídrico (rio ou reservatório), o município/estado de localização da denúncia e o ocorrido
    (suposta irregularidade);
    • Indicar, de modo a melhorar a qualidade da denúncia, um ou mais agentes causadores da infração ou incluir alguma
    referência sobre a localização do usuário/empreendimento infrator; e
    • Informar, tratando-se de segurança de barragens, o nome da barragem (se conhecido), o município, estado, sua
    localização, a descrição da situação em que se encontra e as consequências quanto à segurança da barragem.
    Recomenda-se o envio de fotos para melhor caracterização da situação.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. ENVIAR A DENÚNCIA
      • Denúncias de uso irregular de recursos hídrico:

      preencha o formulário disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/regulacao-e-fiscalizacao/fiscalizacao/denuncie-aqui

      • Denúncia de segurança de barragens:
      Envie um e-mail para: PLANTAOCENAD@GMAIL.COM ou ligue: 0800 644-0199.

      Canais de prestação

        E-mail : 
      • Denúncias de uso irregular de recursos hídricos.

      preencha o formulário disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/regulacao-e-fiscalizacao/fiscalizacao/denuncie-aqui
      • Denúncia de segurança de barragens.
      Envie um e-mail para: PLANTAOCENAD@GMAIL.COM ou ligue: 0800 644-0199.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
        • Identificar o nome do rio ou reservatório, o município/estado de localização da denúncia e o ocorrido (suposta irregularidade);
        • Indicar um ou mais agentes causadores da infração ou incluir alguma referência sobre a localização do usuário/empreendimento infrator; e
        • Informar, tratando-se de segurança de barragens, o nome da barragem, o município, estado, sua localização, a descrição da situação em que se encontra e as consequências quanto à segurança da barragem.

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 1 e 30 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A resposta ao cidadão será enviada em até 30 dias. No caso de denúncias selecionadas, o prazo para ação fiscalizatória
    dependerá da complexidade e das prioridades e diretrizes de fiscalização, definidas nos planos plurianuais e anuais de
    fiscalização, podendo ocorrer imediatamente ou em até 1 ano.
    O prazo para correção da irregularidade normalmente é fixado pela ANA entre 30 e 90 dias, dependendo da gravidade e da
    complexidade das ações envolvidas. Esse prazo poderá ser maior em casos específicos, que envolvam, por exemplo, a execução
    de obras de engenharia.

    No caso de denúncias referentes à segurança de barragens, a ação da ANA ou da defesa civil poderá ocorrer imediatamente
    ou em até 1 ano, dependendo da gravidade da situação, da categoria de risco e do dano potencial associado à barragem e das
    prioridades e diretrizes de fiscalização, definidas nos planos plurianuais e anuais de fiscalização.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • Denúncias de uso irregular de recursos hídricos.

    Envie um e-mail para: SFI@ANA.GOV.BR


    • Denúncias de segurança de barragens.
    Envie um e-mail para: PLANTAOCENAD@GMAIL.COM


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Cadastro de Inspeção de Segurança de Barragens
  • Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
  • Segurança de barragens para geração de energia elétrica
  • Obter a Regularização do Uso da Água de Domínio da União
  • Declaração de Uso de Recursos Hídricos
  • Obter Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: denúncias sobre uso irregular de recursos hídricosdenúncia sobre segurança de barragensagência nacional de águas
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