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Consultar arquivos históricos da Fiocruz

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As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
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Saúde e Vigilância Sanitária

Pesquisa, Formação e Capacitação > Pesquisas e Ensaios
Consultar arquivos históricos da Fiocruz
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Avaliação: 4.5 (12)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 09/05/2025
  • O que é?

    O objetivo deste serviço é atender às demandas de consulta aos arquivos históricos da Fiocruz, sob a guarda do Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

    O acervo é composto por mais de cem arquivos e coleções, com documentos dos gêneros textual, iconográfico, sonoro e audiovisual que remontam ao início do século XX e constituem repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil. Integram o acervo arquivos permanentes das unidades da Fundação Oswaldo Cruz; arquivos pessoais de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos envolvidos na formulação e execução de políticas públicas de saúde ou com atuação na área; e arquivos de entidades privadas já extintas, da mesma área.

    A consulta ao acervo é feita com agendamento prévio por formulário eletrônico disponível no Portal do Governo Federal (https://www.gov.br/pt-br). Para agilizar o atendimento recomenda-se, antes do agendamento, uma consulta à Base Arch (https://basearch.coc.fiocruz.br/), repositório de informações sobre os arquivos históricos da Fiocruz que possibilita a identificação dos conjuntos documentais ou documentos de interesse.

    Cópias de documentos também devem ser solicitadas pelo mesmo formulário eletrônico.

  • Quem pode utilizar este serviço?
    • Cidadãos
    • Empresas
    • Órgãos e Entidades Públicas
    • Demais Segmentos

    Qualquer pessoa pode realizar consultas ao acervo.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar consulta ao acervo

      Preencha o formulário eletrônico. Guarde o protocolo para futuras consultas e aguarde a análise da sua solicitação.

      Para atendimento presencial, aguarde confirmação do agendamento ou solicitação de reagendamento, ambos por e-mail.

      Para atendimento a distância, aguarde contato por e-mail.

      Em ambas as modalidades de atendimento poderá ser emitida uma notificação, por e-mail, informando sobre a necessidade de ajustes nas informações fornecidas pelo solicitante, no formulário eletrônico.

      Canais de prestação

        Web : 

      Acesse aqui.

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) útil(eis)
    2. Realizar a consulta aos arquivos históricos

      A consulta presencial é feita na Sala de Consulta do Depto. de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

      No atendimento a distância, o usuário receberá instruções por e-mail sobre como acessar os documentos.

      Nas duas modalidades de atendimento, caso haja solicitação de cópia digital de documentos, será cobrado valor de acordo com tabela pré-fixada e pagamento de Guia de Recolhimento da União (GRU). Os valores variam conforme a finalidade de uso das reproduções de documentos.

      Canais de prestação

        Presencial : 

      Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS)

      Av. Brasil, 4365 - sala 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ

      Tempo estimado de espera :  Até 1 hora(s)

        E-mail : 

      Informado na solicitação

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Documento de identificação (RG, CNH, Passaporte)

      Tempo de duração da etapa

      Até 1 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 3 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    A solicitação de agendamento da consulta é respondida em até três dias úteis.

    O prazo da etapa da consulta é determinado pelo volume de documentos consultados.


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Endereço: Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz - COC

    Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS)

    Av. Brasil, 4365 - sala 104 - Manguinhos - Rio de Janeiro/RJ - CEP: 21040-360

    Telefone: (21) 2126-3492

    E-mail: dad.consulta@fiocruz.br

    Site: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/patrimonio-cultural/acervo-arquivistico

    Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, de 9h às 16:30h (a consulta ao acervo requer agendamento prévio. Os documentos textuais podem ser reproduzidos por qualquer dispositivo, sem utilização de flash. Caso seja necessária reprodução de algum documento pelo Arquivo, será emitida uma Guia de Recolhimento da União (GRU) com valor estipulado de acordo com tabela pré-fixada).


    Este é um serviço do(a) Fundação Oswaldo Cruz . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • LEI nº 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991 -  Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados e dá outras providências.

      Link: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8159.htm

    • LEI nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011 - Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, com o fim de garantir o acesso a informações previsto Lei de Acesso de Informação (LAI). 

      Link: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm

    • Links úteis: 

      • Base Arch - Acesso as descrições de fundos e coleções

      Link: https://basearch.coc.fiocruz.br/

      • Portal da Casa de Oswaldo Cruz; Patrimônio Cultural; Acervo Arquivístico.

      Link: http://www.coc.fiocruz.br/index.php/patrimonio-cultural/acervo-arquivistico


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado por diretrizes de urbanidade, respeito, acessibilidade, cortesia, presunção da boa-fé, igualdade, eficiência, segurança e ética.


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

    Recursos de Acessibilidade: Elevador


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: Arquivo HistóricoInformaçãoHistória da SaúdeAcervo HistóricoAcervo ArquivísticoSaúde PúblicaCasa de Oswaldo CruzFundação Oswaldo Cruz
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