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Você está aqui: Página Inicial Serviços Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎

Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎

Info

Justiça e Segurança

Policiamento > Crimes
Comunicar roubo/furto de aparelho pelo aplicativo Celular Seguro‎
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
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Última Modificação: 21/10/2025
  • O que é?

    O Programa Celular Seguro, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), visa combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país. Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o crime e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel.

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) debateu com entidades setoriais, agências regulatórias e empresas de telefonia e de tecnologia formas de combater o roubo e o furto de aparelhos celulares no país.

    Uma das saídas propostas pelo MJSP para reduzir esse tipo de crime é a utilização de uma tecnologia para comunicar o roubo ou o furto e, ao mesmo tempo, acionar bloqueios do próprio aparelho, dos aplicativos bancários e de eventuais acessos disponíveis no dispositivo móvel. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Instituições Financeiras e as Operadoras de Telefonia colaboraram com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para o desenvolvimento do projeto.

    A parceria resultou na solução Celular Seguro. A partir dele, os parceiros dessa iniciativa serão alertados e tomarão providências necessárias para evitar maiores problemas.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    O Programa Celular Seguro é destinado à todos os cidadãos brasileiros. Para registrar o aparelho celular é preciso estar cadastrado no Gov.br. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Instalar o Aplicativo ou acessar a versão WEB

      Abra a sua loja de aplicativos e busque por "Celular Seguro", acesse a página do app e clique para instalá-lo. Após a instalação, o aplicativo estará disponível para o uso no seu aparelho celular.

      Ou acesse diretamente a versão WEB

      Canais de prestação

        Web : 

      Acessar o site

        Aplicativo móvel : 

      Baixar o aplicativo

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Logar no aplicativo por meio da conta Gov.br

      Para utilizar o aplicativo, é essencial realizar o login. Basta tocar no botão "entrar com Gov.br"

      Você será redirecionado para a página inicial do Gov.br, onde poderá fazer o login utilizando seu CPF e senha.

      Canais de prestação

        Web : 

      login no site

        Aplicativo móvel : 

      login no aplicativo

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Concordar com os Termos de Uso

      Ao entrar e iniciar o app, você será apresentado aos Termos de Uso e Privacidade de dados.

      Nesse documento, também há a relação das instituições participantes do projeto.

      Por favor, leia atentamente os termos e, para prosseguir, clique no botão CONCORDO.

      Canais de prestação

        Web : 

      Aceitar termo de uso

        Aplicativo móvel : 

      Aceitar Termo de uso

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    4. Cadastrar pessoas de Confiança

      Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, você não terá nenhuma pessoa registrada. Para começar, clique na opção "Cadastrar Contrato".

      Quando você cadastra alguém como sua pessoa de confiança, ela passa a visualizar o seu aparelho no perfil dela para que, caso aconteça algo com o seu celular, por meio do aplicativo ela emita um alerta em seu nome. Portanto, escolha com sabedoria.

      Canais de prestação

        Web : 

      Cadastrar pessoas de confiança

        Aplicativo móvel : 

      Cadastrar pessoas de confiança

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    5. Registrar Telefone

      Ao acessar o aplicativo pela primeira vez você não encontrará nenhum aparelho registrado. Para começar, clique na opção Cadastrar Telefone.

      Observação: Não existe quantidade limite para dispositivos, mas atenção! A linha do aparelho deve estar cadastrada no seu CPF.

      Caso contrário, o alerta não será emitido.

      Canais de prestação

        Web : 

      Registrar telefone

        Aplicativo móvel : 

      Registrar telefone

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    6. Registrar um alerta

      Caso ocorra alguma situação de roubo, perda ou furto do seu aparelho, você, ou a pessoa de confiança indicada, poderá criar um alerta por meio do site ou aplicativo. 

      1- Selecione qual aparelho deseja emitir o alerta, seja "Meus telefones" ou "Telefones de Confiança"

      2- Em seguida, você verá uma lista de todos os aparelhos cadastrados. Selecione aquele que teve o problema.

      3- Clique em cima do botão "Alerta" para emitir um alerta

      Canais de prestação

        Web : 

      Emitir alerta

        Aplicativo móvel : 

      Emitir alerta

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    7. Atenção!

      Assim que o alerta for emitido, será exibido o NÚMERO DE PROTOCOLO.

      É necessário guardar esse número, pois para atendimentos posteriores com as instituições parceiras, o usuário precisará fornece-lo.

      Canais de prestação

        Web : 

      Guardar o número de Protocolo

        Aplicativo móvel : 

      Guardar o número de Protocolo

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    O usuário poderá tirar dúvidas na página institucional do Celular Seguro, acessando o botão Dúvidas Frequentes no site gov.br/celularseguro


    Este é um serviço do(a) Ministério da Justiça e Segurança Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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