O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.
-
O que é?
Ações de Capacitação e Educação ofertadas pela ANA. São cursos gratuitos e com certificação para todos e todas que os concluírem.
Temáticas: são cursos relacionados às diversas temáticas/assuntos que abrangem recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens.
Modalidades de ensino: as capacitações são ofertadas nas modalidades, presencial, a distância (EaD): autoinstrucional e remoto (síncrono e assíncrono).
Idioma: para além do português, alguns cursos são oferecidos em espanhol e Inglês.
Duração: variável, a depender da carga horária do curso.
-
Quem pode utilizar este serviço?
Todos e Todas que atuam, prioritariamente:
- no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH);
- nas Agências Infranacionais de Saneamento Básico; e
- nas ações de Segurança de Barragens e do Sistema Nacional de Informações de Segurança de Barragens (SNISB).
Todavia, num contexto mais amplo, os cursos estão disponíveis também aos:
- técnicos de instituições dos três entes federativos relacionadas aos temas recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens;
- representantes dos comitês e dos conselhos de recursos hídricos;
- usuários de água;
- empreendedores setoriais;
- formadores de opinião, tais como professores/as, lideranças comunitárias, jornalistas, pesquisadores etc.
- agentes que atuam na fiscalização de segurança de barragens;
- prestadores de serviços de saneamento e demais agentes de controle social e órgãos de controle público; e
- todos e todas da sociedade em geral interessados(as) nos temas de recursos hídricos, saneamento básico e de segurança de barragens.
Para além do público nacional, os cursos também são abertos aos:
- estrangeiros/técnicos, residentes ou não no Brasil, mas que possuam atribuições profissionais/técnicas correspondentes ao do público prioritário em seus países de origem; e
- profissionais/técnicos dos países em que a ANA tem parceria nas áreas de governança e gestão de recursos hídricos, por exemplo, dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP e dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica-OTCA.
-
Etapas para a realização deste serviço
-
Realizar inscrição
Acessar a página da capacitação no site da ANA. https://capacitacao.ana.gov.br/ clicar em cursos, especificar a modalidade e depois em algumas das Plataformas disponíveis para fazer um cadastro, caso ainda não tenham, e escolher o tema e o curso.
Todo o Ambiente Virtual de Aprendizagem da ANA (AVANA) https://ava.ana.gov.br/ estão divididos por temas.
Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelEm caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR
Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR ou ligue para (61) 2109-5400.
Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.
Documentação
Documentação em comum para todos os casos-
Informar: dados pessoais, profissionais, nível de escolaridade e contato.
Em cursos internacionais, podem ser solicitados outros documentos.
Tempo de duração da etapa
Não estimado ainda -
-
Participar do curso
CURSOS A DISTÂNCIA – Participar do curso na plataforma indicada.
CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS – Participar do curso no dia indicado.Canais de prestação
Web :Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelProcedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível
Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR
Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR ou ligue para (61) 2109-5400.
Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.
Tempo de duração da etapa
Entre 5 e 80 hora(s)
-
Realizar inscrição
-
Outras Informações
Quanto tempo leva?Entre 1 e 30 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contatoEm caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR
Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov
Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR ou ligue para (61) 2109-5400.
Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.
Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Validade do DocumentoSem validade.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoOs cursos são gratuitos. Os participantes, ou suas instituições, devem arcar com as despesas de deslocamento, alimentação e
hospedagem, nos momentos presenciais. Há exceções em determinados cursos para os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, cujas informações serão disponibilizadas no momento da inscrição.A ANA disponibiliza um percurso educativo contendo cursos, vídeos, manuais, videoaulas e outros objetos educacionais que
podem ser acessados de acordo com o interesse de cada pessoa.O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimentoO usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritárioTem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.
- Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
- Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
- Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
- Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço