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Você está aqui: Página Inicial Serviços Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança de Barragens

Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança de Barragens

Aviso
As alterações feitas no estado "Em edição" estarão visíveis a todos.
Info

Meio Ambiente e Clima

Pesquisa e Aprendizado > Estudos e Capacitações
Participar de Capacitação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, Saneamento Básico e Segurança de Barragens " Capacitação do SINGREH" , " Capacitação do Setor de Saneamento" , " Capacitação em Segurança de Barragens"
Avaliação: Sem Avaliação
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 24/11/2025
  • O que é?

    Ações de Capacitação e Educação ofertadas pela ANA. São cursos gratuitos e com certificação para todos e todas que os concluírem.

    Temáticas: são cursos relacionados às diversas temáticas/assuntos que abrangem recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens.

    Modalidades de ensino: as capacitações são ofertadas nas modalidades, presencial, a distância (EaD): autoinstrucional e remoto (síncrono e assíncrono).

    Idioma: para além do português, alguns cursos são oferecidos em espanhol e Inglês.

    Duração: variável, a depender da carga horária do curso.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Todos e Todas que atuam, prioritariamente:

    • no âmbito do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH);
    • nas Agências Infranacionais de Saneamento Básico; e
    • nas ações de Segurança de Barragens e do Sistema Nacional de Informações de Segurança de Barragens (SNISB).

    Todavia, num contexto mais amplo, os cursos estão disponíveis também aos:

    • técnicos de instituições dos três entes federativos relacionadas aos temas recursos hídricos, saneamento básico e segurança de barragens;
    • representantes dos comitês e dos conselhos de recursos hídricos;
    • usuários de água;
    • empreendedores setoriais;
    • formadores de opinião, tais como professores/as, lideranças comunitárias, jornalistas, pesquisadores etc.
    • agentes que atuam na fiscalização de segurança de barragens;
    • prestadores de serviços de saneamento e demais agentes de controle social e órgãos de controle público; e
    • todos e todas da sociedade em geral interessados(as) nos temas de recursos hídricos, saneamento básico e de segurança de barragens.

    Para além do público nacional, os cursos também são abertos aos:

    • estrangeiros/técnicos, residentes ou não no Brasil, mas que possuam atribuições profissionais/técnicas correspondentes ao do público prioritário em seus países de origem; e
    • profissionais/técnicos dos países em que a ANA tem parceria nas áreas de governança e gestão de recursos hídricos, por exemplo, dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa-CPLP e dos países que integram a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica-OTCA.
  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar inscrição

      Acessar a página da capacitação no site da ANA. https://capacitacao.ana.gov.br/  clicar em cursos, especificar a modalidade e depois em algumas das Plataformas disponíveis para fazer um cadastro, caso ainda não tenham, e escolher o tema e o curso.

      Todo o Ambiente Virtual de Aprendizagem da ANA (AVANA) https://ava.ana.gov.br/  estão divididos por temas. 

      Canais de prestação

        Web : 

      Início - Capacitação ANA

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR

      Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov

      Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR  ou ligue para (61) 2109-5400.

      Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Informar: dados pessoais, profissionais, nível de escolaridade e contato.
        Em cursos internacionais, podem ser solicitados outros documentos.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Participar do curso

      CURSOS A DISTÂNCIA – Participar do curso na plataforma indicada.
      CURSOS PRESENCIAIS E SEMIPRESENCIAIS – Participar do curso no dia indicado.

      Canais de prestação

        Web : 

      Início - Capacitação ANA

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR

      Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov

      Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR  ou ligue para (61) 2109-5400.

      Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.

      Tempo de duração da etapa

      Entre 5 e 80 hora(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Entre 1 e 30 dia(s) útil(eis) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (AVANA), problemas com a inscrição ou emissão de certificados envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR

    Em caso de dúvidas relacionas à plataforma a distância (EV.G/Enap), problemas com a inscrição ou emissão de certificados acesse Ajuda em : Escola Virtual Gov

    Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões ou dúvidas sobre as demais ações de educação e capacitação envie um e-mail para CAPACITACAO@ANA.GOV.BR  ou ligue para (61) 2109-5400.

    Outro canal para acessar informações sobre Capacitação envie uma mensagem para whatsapp 55 61 2109-5530 (transmissão automática de oportunidades de capacitação.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Validade do Documento
    Sem validade.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    Os cursos são gratuitos. Os participantes, ou suas instituições, devem arcar com as despesas de deslocamento, alimentação e
    hospedagem, nos momentos presenciais. Há exceções em determinados cursos para os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem, cujas informações serão disponibilizadas no momento da inscrição.

    A ANA disponibiliza um percurso educativo contendo cursos, vídeos, manuais, videoaulas e outros objetos educacionais que
    podem ser acessados de acordo com o interesse de cada pessoa.

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº 13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.​


SERVIÇOS RECOMENDADOS PARA VOCÊ

  • Certificado de Avaliação de Sustentabilidade de Obras Hídricas
  • Participar de cursos de curta duração
  • Matricular-se no Programa de Pós-Graduação Biodiversidade em Unidades de Conservação da Escola Nacional de Botânica Tropical
  • Cadastro de Inspeção de Segurança de Barragens
  • Participar de cursos de qualificação profissional - Fiocruz
  • Cursos EaD na PF
Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: capacitaçãoanaSINGREH
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