Buscar trabalhador no Sistema Nacional de Emprego (Sine)
Última Modificação: 19/11/2019
  • O que é?

    Este serviço permite que empresa (pessoa jurídica) ou pessoa física pesquise trabalhadores cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine), de acordo com o perfil profissional desejado, disponibilize vagas por meio do Sistema, convoque candidatos para entrevistas de emprego e monitore os encaminhamentos de candidatos realizados por unidades de atendimento do Sine.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas (pessoa jurídica) ou pessoa física.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Cadastrar-se no Sine

      Preencher os campos com as informações solicitadas, de forma a completar o cadastro da empresa (pessoa jurídica) ou pessoa física e, assim, poder ofertar vagas de emprego e buscar trabalhadores no Sine.

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 

      SINE Fácil 

       

      Obs.: 

      Para acessar o SINE Fácil, a empresa (pessoa jurídica) ou pessoa física pode utilizar a mesma senha cadastrada pelo canal Web (https://imo.maisemprego.mte.gov.br/imoweb/login.xhtml).

       

      Caso não tenha realizado o cadastro pelo canal Web, a empresa (pessoa jurídica) ou pessoa física pode fazê-lo no próprio aplicativo. Basta clicar em ‘Cadastre-se’ e seguir o passo a passo.

        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 minuto(s)
    2. Verificar se há trabalhadores com o perfil profissional desejado cadastrados no Sine.

      Clique em ‘Simular Vaga’ e indique os critérios que devem ser observados pelo profissional desejado. O resultado indica a quantidade de trabalhadores com o perfil adequado cadastrados no Sine. 

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 
        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 minuto(s)
    3. Ofertar vagas de emprego no Sine.

      Clique em ‘Cadastrar Vaga’ e preencha os campos com as informações solicitadas sobre a vaga de emprego, especialmente quanto às atribuições que a serem desempenhadas pelo profissional desejado. Note que a vaga deve ser cadastrada seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 
        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 minuto(s)
    4. Identificar trabalhadores cadastrados no Sine com o perfil profissional desejado para a vaga de emprego cadastrada.

      Clique em ‘Visualizar Vagas’, veja os trabalhadores com o perfil profissional adequado para cada vaga de emprego cadastrada, consulte seus currículos e selecione aqueles que deseja convocar para uma entrevista de emprego. Também é possível monitorar os encaminhamentos de candidatos realizados por unidades de atendimento do Sine.

      Canais de prestação

        Web : 
        Aplicativo móvel : 
        Presencial : 
      Tempo estimado de espera Até 30 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Até 30 minuto(s)
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    corat.sine@mte.gov.br


    Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • Constituição Federal (art. 22, inciso XVI).

      Lei nº 7.998, de 11 de janeiro de 1990.

      Lei nº 8.900, de 30 de junho de 1994.

      Lei n. 13.667, de 17 de maio de 2018.

      Resolução nº 808, de 24 de abril de 2018, do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).

      Resolução nº 758, de 9 de março de 2016, do Codefat.

       


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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