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Você está aqui: Página Inicial Serviços Apresentar Recurso Administrativo – 2ª Instância

Apresentar Recurso Administrativo – 2ª Instância

Info

Saúde e Vigilância Sanitária

Fiscalização > Outras Autorizações, Certificados e Informações
Apresentar Recurso Administrativo – 2ª Instância
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Avaliação: 2.5 (6)
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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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Última Modificação: 19/08/2025
  • O que é?

    É um pedido eletrônico para a Anvisa revisar uma decisão em processo administrativo ou processo administrativo sanitário, com a finalidade de obter a reforma ou anulação da decisão inicial. No caso de não retratação, esses serão julgados em última instância pela Diretoria Colegiada da Anvisa.

    Clique aqui para saber mais sobre o julgamento de recursos em segunda instância na Anvisa.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Empresas 

    - O recorrente deve ser representante legítimo da empresa 

    - O recurso deve estar formulado com a exposição dos fatos e dos seus fundamentos, e deve ser apresentado dentro do prazo legal (30 dias a partir da intimação do interessado.) 

    - Deve possuir CNPJ cadastrado na Anvisa e gestor de segurança associado para acessar o Sistema Solicita. Saiba mais sobre o Cadastro na Anvisa. 

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Fazer a solicitação

      Acesse o sistema Solicita. Selecione a opção > “Rascunho” > “Novo” > “Petição vinculada a processo existente”. Clique na lupa e procure o processo que deseja solicitar a interposição do recurso de 1ª Instância. Selecione a “Atividade/Tipo de produto”> “Empresa”, ou alternativamente deixando essa seleção em “Selecione” e buscando pelo código ou descrição do assunto.

      Diretamente de dentro da petição / processo desejado, na aba “Processos”, e acionando o botão “Nova petição”.

      Canais de prestação

        Web : 


      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Reportar à central de atendimento e posto de atendimento local da Anvisa.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • A documentação depende do tipo de autorização a ser solicitada (também conhecido como Assunto de Petição). A Anvisa fornece um checklist (lista de verificação) com todos os formulários e documentos que precisam ser entregues junto ao pedido

      Tempo de duração da etapa

      Em média 10 minuto(s)
    2. Acompanhar a solicitação

      Após login no sistema Solicita, selecione o CNPJ que realizou a solicitação, acesse a aba “Processos” e utilize o “Filtro rápido” no canto superior direito para localizar o processo desejado. A retratação ou a decisão da última instância são publicadas em DOU.

      Canais de prestação

        Web : 


      Sistema Solicita

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Reportar à central de atendimento e posto de atendimento local da Anvisa.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Em média 90 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    § 4º A decisão final sobre o recurso administrativo deverá ser publicada no prazo máximo de noventa dias, contados a partir da data de protocolo do recurso.

    § 5º O prazo previsto no § 4º poderá ser prorrogado por igual período, mediante publicação da respectiva justificação.

    Os recursos administrativos interpostos contra as decisões proferidas pelas Unidades Organizacionais da Anvisa são dirigidos à autoridade prolatadora da decisão, que deve exercer o juízo de retatação no prazo de 5 dias. 


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Central de Atendimento da Anvisa.


    Este é um serviço do(a) Agência Nacional de Vigilância Sanitária . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • RDC Nº 266/2019 
    • RDC Nº 222/2006

    • RDC Nº 25/2011 


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000.


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Tags: RecursoRecurso AdministrativoRecurso 2ª Instãncia
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