Adquirir Carteira do Idoso

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O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

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  • O que é?

    A Carteira da Pessoa Idosa é uma das formas de comprovação de renda para acessar o direito do acesso a transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens para pessoas idosas com renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos..

    A Carteira da Pessoa Idosa tem as informações de identificação da pessoa e QRcode ou código alfanumérico para verificação da validade da carteira.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Idosos

    Pessoas idosas (acima de 60 anos) cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda individual de até 2 (dois) salários mínimos.

    Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser inscrita no Cadastro Único.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Requerer carteira

      A Carteira da Pessoa Idosa poderá ser emitida por meio do endereço https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/ pela própria pessoa Idosa ou a pessoa idosa poderá requerer nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • NIS

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Emissão pela própria pessoa idosa

      a) Acessar o site da carteira do idoso: Acesse aqui.

      b) Fazer o seu login no gov.br: Acesse aqui.

      A conta gov.br é uma maneira segura para ter acesso a milhares de serviços públicos digitais integrados à plataforma gov.br.

      c) Emitir sua carteira 

      d) Imprimir ou guardar a carteira digital

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • NIS

      Canais de prestação

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    3. Emissão nos CRAS

      a) Ir até o CRAS: Localize o CRAS mais próximo aqui. b) Informar dados como CPF, nome ou NIS ao técnico do CRAS. c) Imprimir,  guardar a carteira digital ou compartilhar via link de aplicativo Whatsapp.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • NIS

      Canais de prestação

        Presencial : 

      No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia

      Tempo estimado de espera Até 1 dia(s) útil(eis)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 120 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Caso a pessoa idosa não tenha sido inscrita no Cadastro Único, deverá entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo do seu local de moradia para ser inscrita no Cadastro Único e posteriormente poder emitir a carteira. O prazo entre o cadastro no Cadastro Único e a emissão da carteira poderá ser de até 45 (quarenta e cinco) dias. Este serviço é gratuito para o cidadão.Este é um serviço do Ministério da Cidadania. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contatá-lo.

     


    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Telefone: 121 (Atendimento de 7h00 até 19h00 (horário de Brasília))

    CHAT: http://chat.mdsvector.site/chat-mds/index.php/  (de 8h00 até 18h00 (horário de Brasília))

    E-mail: rede.suas@cidadania.gov.br

    Ouvidoria: http://fale.mdsvector.site:8080/formulario/


    Este é um serviço do(a) Ministério da Cidadania . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​


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