Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Serviços Aderir ao Enap Aqui

Aderir ao Enap Aqui

Info

Educação e Pesquisa

Capacitações > Para Servidores Públicos
Novo
Aderir ao Enap Aqui
Iniciar
Avaliação: Avaliação não implementada
Avaliação

O número antes das estrelas é a nota dada pelos usuários que utilizaram o serviço e vai de 1 a 5.
Depois das estrelas, entre parênteses, é a quantidade de usuários que avaliaram o serviço.
Os números são atualizados diariamente.

Iniciar
Imprimir Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Linkedin Compartilhar essa página
Última Modificação: 26/12/2025
  • O que é?

    O " Enap Aqui " é  uma ação de desenvolvimento que leva soluções educacionais desenvolvidas pela Enap até estados, municípios e Distrito Federal, de modo colaborativo com a instituição parceira local.

    Ela busca democratizar o acesso ao desenvolvimento de competências, levando conteúdos de alta qualidade diretamente  a esses parceiros, de maneira adaptada às  suas necessidades locais.

    Tem como objetivo principal fortalecer a gestão pública local, capacitando servidores em temas estratégicos e relevantes para o contexto regional, por meio de uma abordagem híbrida que combina ensino a distância (EAD), disponíveis  na plataforma Escola Virtual de Governo (EV.G),  e oficinas práticas presenciais.

    Os temas estratégicos " Enap Aqui" são: Licitaçoes Públicas, Mudanças Climáticas, Orçamento Público e Governo e Transformação Digital.

    A adesão ao "Enap Aqui" é feita por meio de assinatura de um Acordo de Adesão, formalizado pela instituição interessada, que se compromete com a promoção de ações formativas voltadas para seus  servidores públicos locais.

    Para mais detalhes: https://www.enap.gov.br/educacao-e-capacitacao/enap-aqui/

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Agentes públicos estaduais, municipais e distritais. Nada impede a presença de servidor federal que atue em estado ou município.

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Formalizar o Acordo de Adesão ao " Enap Aqui" - Parceiro local

       O parceiro local deverá: 

      • Preencher  formulário de Adesão; 
      • Assinar o Acordo de Adesão (Via Gov.br); 
      • Enviar o Acordo de Adesão para a Coordenação-Geral de Cooperação Federativa;
      • Participar de reunião de alinhamento e receber  kit boas - vindas ao "Enap Aqui", com  informações sobre logística local, comunicação e mobilização, inscrições, matrículas, contratações, valores,...;
      • Participar de treinamento técnico para uso do Sistema Unificado e Administração Pública.

       

      Canais de prestação

        Web : 

      Formulário de Adesão:  Acesse o site

      Acordo de Adesão: https://www.enap.gov.br/docs/109/Exemplo_modelo_do_acordo_de_ades%C3%A3o_ao_enap_aqui.pdf

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entre em contato com: secretariaescolar@enap.gov.br

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      •  O Acordo de Adesão, cuja validade é de 24 meses.

      Tempo de duração da etapa

      Até 15 dia(s) útil(eis)
    2. Participar das oficinas presenciais "Enap Aqui" - candidato ( pessoa física)

      O candidato deverá, nessa ordem: 

      •  Atender ao pré-requisito teórico obrigatório do tema estratégico escolhido (conclusão/certificação do curso online, disponibilizado na plataforma E.V.G);
      • Inscrever- se na Oficina presencial  do tema  escolhido pela Vitrine Enap;
      • Participar da oficina com 80% de presença;
      • Obter o certificado "Enap Aqui" (apenas para cumpridores das etapas online e presencial).

      Canais de prestação

        Web : 

      Inscrição no curso EV.G (pré-requisito obrigatório):

      Licitações Públicas:  Acesse o site

        Web : 

      Inscrição no curso EV.G (pré-requisito obrigatório): 

      Mudanças Climáticas: Acesse o site

        Web : 

      Inscrição no curso EV.G (pré-requisito obrigatório): 

      Orçamento Público:Acesse o site

        Web : 

      Inscrição no curso EV.G (pré-requisito obrigatório): 

      Transformação Digital: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

       Entrar em contato com secretariaescolar@enap.gov.br

        Web : 

      Inscrição na Oficina Presencial ( tema escolhido): 

       Vitrine Enap: Acesse o site

      Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível

      Entrar em contato com secretariaescolar@enap.gov.br

        E-mail : 

      Em caso de dúvidas, reclamações, sugestões, envio de avaliações ( avaliação por parte de alunos, professor e parceiro local):

      Entrar em contato com a Coordenação-Geral de Cooperação Federativa (CGCOF): cgcof@enap.gov.br

      ** Atendimento em até 48h.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 6 mês(es) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Informações adicionais ao tempo estimado

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato
    • secretariaescolar@enap.gov.br
    • cgcof@enap.gov.br

    Este é um serviço do(a) Fundação Escola Nacional de Administração Pública . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Legislação
    • A Resolução Enap nº 76/2025 disciplina os critérios e medidas de diversidade, equidade e inclusão em ações de desenvolvimento ou aprendizagem no âmbito da Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap: 

      https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8537


    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Para os candidatos (pessoas físicas): A Resolução Enap nº 76/2025 disciplina os critérios e medidas de diversidade, equidade e inclusão em ações de desenvolvimento ou aprendizagem no âmbito da Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap, para corrigir desigualdades e promover a equidade e os direitos de grupos sociais historicamente discriminados;

    Para os parceiros locais (órgãos/entidades) : As prioridades de atendimento são definidas pela agenda governamental e pela agenda institucional da Escola, considerando que o serviço se destina às políticas públicas e aos seus órgãos e equipes gestoras.

    Importante: O agendamento da primeira reunião com o parceiro local ( de alinhamento) de dará conforme ordem de chegada dos Acordos de Adesão assinados.


Login Integrado

Utilize a sua conta GOV.BR para acessar este serviço.

Ainda não tem uma conta? Saiba mais

Prata Ouro

Você precisa ter uma conta nível Prata ou Ouro para acessar este serviço.

Dúvidas sobre o nível da conta? Saiba mais

Ouvidoria
  • Denúncia Denúncia Para comunicar a ocorrência de alguma irregularidade relacionada ao serviço
  • Reclamação Reclamação Se você foi mal atendido e está insatisfeito com o atendimento e/ou serviço prestado
  • Elogio Elogio Se você ficou satisfeito com o serviço prestado
  • Sugestão Sugestão Se você tiver uma idéia ou proposta de melhoria para este serviço
Tags: EducaçãoCapacitaçãoParceria Local Desenvolvimento de CompetênciasDemocratizaçãoFortalecimento da gestão pública local
Aviso
Sua avaliação já foi realizada
Erro
Avaliação indisponível no momento
Erro
Erro ao gravar motivo da avaliação.
As informações desta página foram úteis para você?
Média dos últimos 12 meses.
250
Agradecemos a sua contribuição para a melhoria do GOV.BR!
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca