Acreditar Organismos de Inspeção Você também pode conhecer este serviço como: Credenciamento
Solicitar
Última Modificação: 12/11/2019
  • O que é?

    Processo de reconhecimento da competência técnica de organismos de inspeção segundo os requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR ISO/ IEC 17020:2012 e aplicável a organismos públicos e privados, sendo voltado para os seguintes tipos de inspeções: segurança veicular, inspeção de equipamentos e veículos para o transporte de produtos perigosos; ensaios não destrutivos, instalações de gás residenciais e comerciais, e Eficiência Energética em Edificações.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Organismos de inspeção

    Os organismos devem estar cadastrados no sistema Orquestrautilizado pelo Inmetro para automatizar alguns de seus processos de negócio.

     

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar acreditação

      O organismo solicitante deve anexar ao sistema Orquestra toda documentação pertinente ao tipo de acreditação solicitado. É realizada uma análise crítica para assegurar que a Cgcre dispõe dos recursos necessários para o início imediato do processo de avaliação. É definida equipe de avaliação em função do escopo solicitado e da disponibilidade do avaliador/especialista para realizar o trabalho.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CNPJ

      • Contrato Social

      • Registro da Junta Comercial

      Custos

      • Taxa de acreditação   R$ 9.672,00

      Canais de prestação

        E-mail : 

      oi@inmetro.gov.br

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber inspeção

      Avaliação no local. A avaliação inicial consiste de uma visita da equipe de avaliação às instalações objeto da solicitação da acreditação e às instalações associadas, a qual o organismo pertence, com o objetivo de verificar o cumprimento de todos os requisitos. A decisão sobre a concessão da acreditação é tomada pelo Coordenador da Cgcre, com base nas recomendações da equipe de avaliação, do GA, do Chefe de Núcleo e da Comissão da Acreditação.

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • Procedimentos de trabalho

      Canais de prestação

        Presencial : 

      No endereço do organismo a ser acreditado.

      Tempo estimado de espera Até 1 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    oi@inmetro.gov.br


    Este é um serviço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
    · Urbanidade;
    · Respeito;
    · Acessibilidade;
    · Cortesia;
    · Presunção da boa-fé do usuário;
    · Igualdade;
    · Eficiência;
    · Segurança; e
    · Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000​.


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