Acreditar Organismos de Certificação Você também pode conhecer este serviço como: Acreditação
Última Modificação: 31/07/2019
  • O que é?

    Atividades para reconhecer a competência técnica dos organismos de avaliação da conformidade que executam certificações de produtos, sistemas de gestão, pessoas, processos ou serviços, para isto, utiliza programas de acreditação, estabelecidos em Normas, cujos requisitos devem ser atendidos, plenamente, pelos solicitantes. Esta acreditação engloba as modalidades: produtos, pessoas e sistemas de gestão. A Dicor acredita organismos de certificação baseada no cumprimento dos requisitos estabelecidos nas seguintes Normas Internacionais para os diferentes tipos de avaliação da conformidade, além de critérios adicionais previstos nos procedimentos específicos de acreditação: - ABNT NBR ISO/IEC 17065 para Organismos de Certificação de Produtos; - ABNT NBR ISO/IEC 17021 para Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão; - ABNT NBR ISO /IEC 17024 para Organismos de Certificação de Pessoas. Para o cadastro do organismo de certificação, deve ser solicitado à Dicor, através do e-mail dicor@inmetro.gov.br, um login e uma senha para acesso ao sistema “ORQUESTRA”. Por meio desse sistema, o Organismo envia a documentação e acompanha as etapas do processo.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Organismos de acreditação

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Solicitar acreditação

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CNPJ

      • Contrato Social

      • Informação biométrica

      • Registro da Junta Comercial

      • Documentos técnicos

      Custos

      Taxa de acreditação   R$ 9.672,00

      Canais de prestação

        Telefone : 

      (21) 2563-2778

        Web : 
        E-mail : 

      DICOR@INMETRO.GOV.BR

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
    2. Receber visita técnica

      Documentação

      Documentação em comum para todos os casos
      • CNPJ

      • Contrato Social

      • Registro em Cartório

      • Documentos técnicos

      Canais de prestação

        Presencial : 

      No organismo a ser creditado.

      Tempo de duração da etapa

      Não estimado ainda
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Não estimado ainda

    Este é um serviço do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:n· Urbanidade;n· Respeito;n· Acessibilidade;n· Cortesia;n· Presunção da boa-fé do usuário;n· Igualdade;n· Eficiência;n· Segurança; en· Ética


    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000


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