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Acessar o Sistema de Gestão de Consultas e Normas do RPPS (Gescon) Você também pode conhecer este serviço como: GESCON, GERID, GPA, GID, solicitação de treinamentos, envio de normas, consulta sobre RPPS, avaliação atuarial, avaliação atuarial governos, estados, Distrito Federal e municípios, treinamento e capacitação dos RPPS
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Última Modificação: 26/06/2020
  • O que é?

    O Sistema de Gestão de Consultas e Normas do RPPS (Gescon) fornece informações sobre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e sobre a legislação relacionada. Além disso, o sistema ainda possibilita o envio de documentos e normas pelos entes federativos, o esclarecimento de dúvidas e a solicitação de treinamentos e capacitações relativos aos produtos relacionados aos Regimes Próprios de Previdência, aos ex-Regimes Próprios e Regimes Gerais de Previdência Social.

  • Quem pode utilizar este serviço?

    Entes Federativos (RPPS/ex-RPPS/RGPS)

    Órgãos de Controle Externo (Federal/Estadual/Distriral/Municipal)

    Administração Pública (unidades administrativas dos poderes executivo, legislativo ou judiciário das esferas Federal, Estaduais, Distritais e Municipais).

    É necessário ter recebido da Secretaria de Previdência Social, ofício para a indicação de 2 representantes para atuar como Gestores Titular e Substituto do Sistema Gescon, preferencialmente servidor público de cargo efetivo

  • Etapas para a realização deste serviço
    1. Realizar pré-cadastro

      Para acessar o sistema Gescon é necessário realizar a inscrição on-line e checar o recebimento de cópia dessa inscrição na caixa de e-mail. Depois, o requerente deverá imprimir e assinar o formulário de inscrição ratificado pela Unidade Gestora e posteriormente digitalizar e enviar ao e-mail gerid@previdencia.gov.br, por meio de Ofício direcionado à Secretaria de Previdência Social.

      Canais de prestação

        Web : 
        E-mail : 

      gerid@previdencia.gov.br

        Telefone : 

      61-2021-5555

      Tempo estimado de espera Até 15 minuto(s)

      Tempo de duração da etapa

      Em média 3 dia(s) corrido(s)
    2. Realizar cadastro definitivo

      A Secretaria de Previdência Social ao receber os documentos assinados pelo requerente analisará e processará os dados recebidos para efetivar o cadastro. O requerente receberá e-mail, com link para criar senha de acesso ao Gescon, bem com conceder papéis de acesso.

      Canais de prestação

        E-mail : 

      gerid@previdencia.gov.br

      Tempo de duração da etapa

      Até 20 dia(s) útil(eis)
    3. Acessar o sistema Gescon

      O usuário terá acesso ao Sistema GESCON mediante senha para a realização das consultas e solicitações disponibilizadas.

      Canais de prestação

        Web : 

      Tempo de duração da etapa

      Atendimento imediato
  • Outras Informações
    Quanto tempo leva?
    Até 7 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.

    Este serviço é gratuito para o cidadão.

    Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato

    Em caso de dúvidas, para envio de documentação de cadastro ou alterações enviar e-mail para gerid@previdencia.gov.br.


    Este é um serviço do Ministério da Economia . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

    Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimento

    O usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:

    • Urbanidade;
    • Respeito;
    • Acessibilidade;
    • Cortesia;
    • Presunção da boa-fé do usuário;
    • Igualdade;
    • Eficiência;
    • Segurança; e
    • Ética

    Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento

    Não se aplica.


    Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

    Serviço oferecido de forma digital.


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