Notícias

Meio ambiente

Aberto edital de contratação de mais de 134 brigadistas

Selecionados atuarão em ações de prevenção e combate a incêndios florestais em todo o Brasil
Publicado em 28/04/2021 11h30
Aberto edital de contratação de mais de 134 brigadistas

Estão previstas as contratações de aproximadamente 17 chefes de esquadrão e 117 brigadistas. - Foto: MMA

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu, nesta quarta-feira (28), processo seletivo para a contratação de mais de 134 brigadistas para ações de prevenção e combate a incêndios florestais. Os brigadistas ficarão sediados nas Unidades de Conservação federais do Distrito Federal: o Parque Nacional de Brasília, a Floresta Nacional de Brasília e a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central.

Entre as contratações, estão previstos aproximadamente 17 chefes de esquadrão e 117 brigadistas. Embora fiquem sediados no DF, os brigadistas integrarão a Brigada Pronto Emprego, como um corpo volante, à disposição também de outras unidades do território nacional, em situações de risco ou emergência.

Os candidatos passarão por uma pré-seleção em testes de aptidão física e capacidade de utilização de ferramentas agrícolas. Após a primeira fase, os aprovados passarão ainda por análise curricular. O prazo de contratação é de 24 meses, e pode ser prorrogado por mais 12 meses.

Combate ao fogo

Além das novas contratações dos brigadistas, o ICMBio vem promovendo ações, no âmbito da prevenção e combate a incêndios florestais, em Unidades de Conservação federais em todo o Brasil.

Com a aproximação da época da seca, um cronograma de prevenção está sendo executado, incluindo a aquisição de veículos, a capacitação de brigadistas, ações de educação ambiental junto às comunidades locais, além das queimas controladas em diversas unidades.

Acesse o edital

 

Com informações do Ministério do Meio Ambiente