Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Serviços e Informações do Brasil
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Você está aqui: Página Inicial Notícias Economia e Gestão Pública 2020 08 Governo disponibiliza 900 serviços digitais para a população
Info

Notícias

Acesso

Governo disponibiliza 900 serviços digitais para a população

Auxílio Emergencial, Seguro-desemprego para empregado doméstico, CNH Digital e Meu INSS são alguns dos serviços que podem ser acessados on-line
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 28/08/2020 15h47 Atualizado em 10/01/2023 14h47
Governo Federal digitalizou 900 serviços desde janeiro de 2019

Serviços digitais permitem que a população acesse demandas sem precisar se deslocar e enfrentar filas. - Foto: Agência Brasil

O Governo Federal atingiu a marca de 900 serviços digitalizados desde janeiro do ano passado, o que representa uma economia de R$ 2 bilhões para o País, além da possibilidade de 67,5 milhões de demandas por ano sem exigir que a população saia de casa. Desde a crise sanitária causada pelo novo coronavírus em março deste ano, foram lançados 327 novos serviços online, como o Auxílio Emergencial e o Seguro-desemprego de empregado doméstico.

A digitalização conquistou brasileiros que jamais haviam acessado serviços públicos pelo celular. É o caso de Bruna Adriele Ferreira da Silva Gedis, 21 anos. "Dias antes de lançarem o Auxílio Emergencial, eu tinha sido aprovada no Bolsa Família. Daí, nem precisei correr para comprovar nada. O Auxílio já veio automático na conta, caiu certinho todo dia 20 do mês. Eu achei super prático, tudo digital", conta a jovem, que cria sozinha a filha Eloa Louise, de três anos. "Só baixei o aplicativo do Bolsa Família e já fui avisada que ia receber o Auxílio".

A popularização da transformação digital durante a crise causada pela Covid-19, período com restrições de deslocamento de parte das pessoas, ainda trouxe como consequência um aumento de acessos a serviços já existentes. Hoje 60% dos 3,7 mil serviços existentes são digitais, com especial destaque para o Meu INSS (do Instituto Nacional do Seguro Social), carteira de trabalho e carteira de trânsito, cujos aplicativos são alguns dos mais procurados nas lojas oficiais do governo.

A dona de casa Keila de Oliveira Leal, 37 anos, do Riacho Fundo II (DF), aderiu de vez ao Meu INSS para controlar extratos e pagamentos, renovar cadastros e conferir se está ativo o Benefício de Prestação Continuada (BPC) da filha, Sarah, 16 anos. "Fico muito satisfeita, porque não preciso, hoje, na quarentena, ficar mais me expondo nas filas para resolver o que preciso com uma filha com deficiência. Não tenho carro, então, uso ônibus para ir lá. O aplicativo trouxe essa facilidade para mim e, toda vez que entro, a resposta é muito rápida", atesta ela.

Digitalização total

A meta definida na Estratégia de Governo Digital é chegar à digitalização total dos serviços até o final de 2022. A estratégia se reflete em benefício direto para o cidadão, que deixa de enfrentar deslocamentos e filas.

"O principal objetivo do governo digital é aproximar o cidadão do Estado e as tecnologias nos permitem enxergar melhor cada brasileiro, para direcionar as políticas públicas de maneira muito mais ágil e eficiente e alcançar principalmente os que mais precisam", ressalta o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe Monteiro.

Com informações do Ministério da Economia

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: Serviços DigitaisDigitalização de serviçosGoverno Digital

Conteúdo relacionado

  • #BrasilConectado: 65 milhões de atendimentos passaram a ser digitais no País
  • Todos por Todos: mais de 800 serviços gratuitos para a população
  • Portal Único oferece serviços e informações do governo em um só canal
  • Portal Único gov.br permite o acesso a serviços públicos sem sair de casa
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Serviços
    • Buscar serviços por
      • Categorias
      • Órgãos
      • Estados
    • Serviços por público alvo
      • Cidadãos
      • Empresas
      • Órgãos e Entidades Públicas
      • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
      • Servidor Público
  • Temas em Destaque
    • Orçamento Nacional
    • Redes de Atendimento do Governo Federal
    • Proteção de Dados Pessoais
    • Serviços para Imigrantes
    • Política e Orçamento Educacionais
    • Educação Profissional e Tecnológica
    • Educação Profissional para Jovens e Adultos
    • Trabalho e Emprego
    • Serviços para Pessoas com Deficiência
    • Combate à Discriminação Racial
    • Política de Proteção Social
    • Política para Mulheres
    • Saúde Reprodutiva da Mulher
    • Cuidados na Primeira Infância
    • Habitação Popular
    • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
  • Notícias
    • Serviços para o cidadão
    • Saúde
    • Agricultura e Pecuária
    • Cidadania e Assistência Social
    • Ciência e Tecnologia
    • Comunicação
    • Cultura e Esporte
    • Economia e Gestão Pública
    • Educação e Pesquisa
    • Energia
    • Forças Armadas e Defesa Civil
    • Infraestrutura
    • Justiça e Segurança
    • Meio Ambiente
    • Trabalho e Previdência
    • Turismo
  • Galeria de Aplicativos
  • Acompanhe o Planalto
  • Navegação
    • Acessibilidade
    • Mapa do Site
    • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
  • Consultar minhas solicitações
  • Órgãos do Governo
  • Por dentro do Gov.br
    • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
    • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
    • Ajuda para Navegar o Portal
    • Conheça os elementos do Portal
    • Política de e-participação
    • Termos de Uso
    • Governo Digital
    • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
  • Canais do Executivo Federal
  • Dados do Governo Federal
    • Dados Abertos
    • Painel Estatístico de Pessoal
    • Painel de Compras do Governo Federal
    • Acesso à Informação
  • Empresas e Negócios
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Linkedin
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca