Notícias

Covid-19

Fiocruz traduz para Libras notícias sobre o novo coronavírus

De acordo com a fundação, há pouca informação acessível para pessoas surdas
Publicado em 05/05/2020 16h09
Notícias da Fiocruz foram traduzidas para Libras

Foto: Banco de Imagem

Com o objetivo de ampliar a divulgação de notícias sobre a Covid-19 para pessoas surdas, a Coordenação de Comunicação Social da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou um canal de notícias traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (libras). A iniciativa surge a partir da percepção da fundação de que ainda há poucas informações acessíveis para esse público sobre as pesquisas e o conhecimento que vem sendo gerado sobre a doença. 

A proposta da Fiocruz é reunir todas as terças-feiras as principais notícias publicadas na Agência Fiocruz de Notícias (AFN) traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), com áudio e legendas em português.  

Os vídeos semanais com conteúdo selecionado da Agência Fiocruz de Notícias serão publicados no canal da Fiocruz no YouTube e nas principais redes sociais da instituição.

“Apesar dos enormes impactos da pandemia sobre a vida e o cotidiano dos brasileiros, temos visto que ainda há poucas fontes de informações confiáveis e de qualidade sobre a Covid-19 para surdos. Esse produto é mais um resultado dos esforços que a instituição vem fazendo para desenvolver práticas comunicacionais que possam atingir diversos públicos da sociedade”, explica a coordenadora de Comunicação Social da Fiocruz, Elisa Andries.

Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), há mais de 10 milhões de pessoas surdas no Brasil.

Com informações da Fiocruz