Escrevendo para o seu usuário

Dicas para melhorar sua comunicação com o seu usuário;
Publicado em 27/11/2019 08h02 Atualizado em 27/11/2019 16h21

Seu Serviço Começa Aqui


Você já precisou usar um serviço, ou montar alguma coisa, e quando foi procurar as instruções de como fazer, teve a impressão de que elas deixavam a tarefa mais difícil, ao invés do contrário?

Se você respondeu sim, saiba que esta não é somente uma impressão. Instruções escritas de forma incompleta, confusa ou em uma linguagem de difícil acesso acabam por tornar uma atividade mais difícil e mais custosa, podendo até impedi-la de ser realizada.

Este é um fato que qualquer pessoa que trabalhe com instruções e explicações sobre serviços tem que ter sempre em mente. Seu texto tem impacto direto na qualidade do serviço em que você trabalha. Quanto melhor o cidadão entender as suas informações, mais rápido ele cumprirá o que dele é pedido, melhorando assim o tempo para prestação do serviço e, consequentemente, sua qualidade.

Aqui vamos apresentar algumas dicas e sugestões para tornar o seu texto mais claro e mais útil para o seu usuário, desta forma facilitando a vida dele e a sua na processo de prestação do serviço.

Vamos dividir nossas dicas de acordo com a fase de construção da apresentação do seu serviço que ela melhor se aplica. Clique no nome da fase para ver as dicas correspondentes.